Correio dos Campos

AMTT otimiza itinerários e estuda nova nomenclatura para as linhas do transporte coletivo

Criação da linha 172 Vila Cristina deve diminuir o tempo de espera dos passageiros pela metade
5 de novembro de 2018 às 21:29
(Divulgação/PMPG)

Josué Teixeira – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), em parceria com a Viação Campos Gerais (VCG) irá otimizar o itinerário das linhas Hilgemberg e Vila Cristina a partir do dia 11 de novembro. A mudança, que já vinha sendo estudada pela AMTT consistirá na unificação das linhas, o que deve permitir o aumento da frequência dos ônibus, a diminuição do tempo de espera dos passageiros – de 40 minutos para 20 – , e, além disso, a redução da quilometragem dos veículos.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, o principal objetivo é adequar as linhas de forma que atendam de forma mais eficiente os usuários, além de diminuir os custos de operação do transporte coletivo. “Nós temos buscado formas de oferecer um sistema de transporte coletivo cada vez mais eficiente, otimizado e adequado aos usuários frente as mudanças que a cidade tem apresentado com o crescimento registrado nos últimos anos. A alteração dessas linhas, por exemplo, só é possível devido à criação de uma ligação entre os bairros que não existia antes e que permitirá não só o aumento da frequência dos carros, mas a redução da quilometragem média dos veículos. A linha 172 é a primeira de uma série de alterações que já vem sendo estudadas pela AMTT e devem ser implementadas nos próximos meses”, destaca Pellissari.

Linha 172

Com a unificação dos itinerários, segundo o Departamento de Transporte (Detra) da AMTT, a linha passará a se chamar 172 Vila Cristina. “A medida funcionará como um piloto para a atualização da nomenclatura utilizada para as linhas do transporte coletivo, deixando-a mais moderna e mais clara”, explica Rosana Cruz, diretora do Detra. Segundo ela, a linha 172 servirá como “base para a implementação do dispositivo em todos o sistema de forma gradativa”.