Correio dos Campos

Escolas municipais dominam a maratona intelectual do Rotary

3 de novembro de 2018 às 19:30
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Em uma noite de muita comemoração, o Rotary Club Ponta Grossa realizou a cerimônia de premiação da 64ª Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, tradição que ocorre anualmente em Ponta Grossa. O destaque ficou com os alunos estudantes das escolas públicas municipais, que ficaram com quatro dos cinco primeiros lugares na prova sobre conhecimentos da Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos científicos, direcionada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Na prática, a cerimônia foi uma sessão solene do Rotary Ponta Grossa, comandada pelo seu presidente, André Toledo. Ele destacou que a Maratona, atualmente, é o principal programa realizado pelo Rotary. “Tivemos a participação de mais de cem escolas, com 476 alunos. São todos vencedores pelo seu engajamento”, declarou o presidente. Todas as 84 escolas municipais tiveram representantes. Ao final da maratona, dos cinco primeiros, os alunos municipais só não levaram a quarta colocação, que ficou com o Colégio Sagrada Família Auxiliadora.

“Eu estudei muito e tive muita ajuda da minha família”, disse a grande campeã, a aluna Ana Clara Fogaça Souza, da Escola Municipal Orival Carneiro Martins, que quer ser médica. Como incentivo, ela ganhou do Rotary um notebook. Para o presidente André Toledo, as escolas públicas estão demonstrando sua evolução com as ótimas participações na maratona, que funciona como um avaliador externo da qualidade das escolas municipais.

“As escolas municipais vêm trazendo bons resultados, se equiparando às escolas particulares. É muito bom ver que essa escola está funcionando e é gratificante para nós ver esse resultado. A avaliação, com base na maratona, demonstra que a escola pública em Ponta Grossa, grande parte dela já em tempo integral, tem trazido grandes benefícios para as crianças, o que é demonstrado pela grande participação na maratona, obtendo os primeiros lugares”, relata o presidente do Rotary Ponta Grossa.

Para a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, acredita que os resultados destacam a política pública municipal voltada para a Educação. “Esta prova tem uma tradição longínqua, que tem o reconhecimento da cidade. Que antes mesmo de pensar em uma avaliação externa, que hoje é normal dentro das políticas públicas, foi algo já pensado pelo Rotary. E os resultados vêm mostrando que nossa escola está em pé de igualdade com outras da rede privada da nossa cidade, e que a política de Educação adotada pelo prefeito Marcelo Rangel está trazendo resultados positivos para Ponta Grossa”, narra Esméria.

 

Premiação:

1º lugar: Ana Clara Fogaça Souza

Escola Municipal Orival Carneiro Martins (Olarias)

Professora: Sônia Aparecida Lopes Gonçalves

Prêmio: Notebook

 

2º lugar: Bernardo Cordeiro Melek

Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma (Vila Vilela)

Professora: Maria Zaremba de Oliveira

Prêmio: X-Box

 

3º lugar: Vanessa Ribeiro dos Santos

Escola Municipal João Maria Cruz (Uvaranas)

Professora: Tatiana Nunes da Silva

Prêmio: Tablet

 

4º lugar: Caio Augusto Fernandes

Escola Sagrada Família Auxiliadora

Professoras: Gisele Rocio Soares e Thaisa Falcão

Prêmio: Tablet

 

5º lugar: Uriel Benetti Prado Goetz

Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Guimarães (Vila Coronel Cláudio)

Professora: Ilza Mara de Oliveira Nunes

Prêmio: Tablet

 

Troféu Eficiência

(maior média de pontuação entre os alunos participantes)

Colégio Sagrada Família São José.