Correio dos Campos

Ponta Grossa participa do IV Festival de Óperas do Paraná

Coro Cidade de Ponta Grossa fará quatro concertos durante o Festival
1 de novembro de 2018 às 14:53
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O IV Festival de Óperas do Paraná desembarca em Ponta Grossa na próxima semana com o concerto “Coro Cidade de Ponta Grossa canta o Paraná”. A apresentação, do dia 07 de novembro, será às 20h na Capela São Paulo Apóstolo (localizada na Rua André Mularski, 213, Olarias) às 20h e dará voz a várias composições de artistas do estado. Realizado em parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Fundação Municipal de Ponta Grossa.

A música do Coro Cidade de Ponta Grossa embarcará para Curitiba para completar a agenda do Festival. Nos dias 03 e 05 de novembro às 20h os músicos cantarão no palco do Teatro Guaíra Com Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Coro Lírico de Curitiba na regência de Paulo Barreto.

Será apresentada a Missa Da Coroação e Exsultate, Jubilate, de Mozart. A Missa do Coração é a 15ª missa composta por Mozart, uma das mais populares, no formato de missa brevis (missa breve). Acredita-se que o apelido da composição “Missa da Coroação” surgiu na Corte Imperial de Viena no início do século XIX, pois se tornou a música predileta para as cerimônias de coroações.

Para encerrar a agenda do CCPG no Festival no dia 08 na Capela Santa Maria (Curitiba) será apresentado o repertório paranaense, “Coro Cidade de Ponta Grossa canta o Paraná”. Ao todo o Festival de Ópera do Paraná circulou durante o mês de agosto pelo interior do estado pelas cidades de Antonina, Lapa, Rio Negro, Terra Roxa e Foz do Iguaçu. Em novembro as atrações serão em Curitiba e Ponta Grossa

Já considerado o maior evento lírico do Brasil, o Festival de 2017 contou com público superior a 22 mil pessoas que assistiram a 40 espetáculos gratuitos, produzidos por 619 profissionais. Os destaques ficaram com “Cavalleria Rusticana” no palco do Guairão, com a participação do Coro Cidade de Ponta Grossa.