Correio dos Campos

Autora carioca participa de lançamento de livro

30 de outubro de 2018 às 20:38
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Instituto Pegaí Leitura Grátis reúne na noite desta quarta-feira convidados na Biblioteca Central Faris Michaeli da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para o lançamento de mais um livro com a sua marca. ‘Contos Fantásticos de Avós Extraordinários’ da Editora Draco é a nona publicação do Instituto Pegaí. Para o lançamento, estarão presentes a autora do livro Ana Lucia Merege e seu ilustrador Vilson Gonçalves. Ele ponta-grossense, ela do Rio de Janeiro. “Estava ansiosa para conhecer, de perto, o Pegaí Leitura Grátis”, disse.

Além do evento de lançamento a escritora conta com outros compromissos na cidade. Na tarde de terça-feira conheceu o Bando da Leitura. Na quarta-feira tem visita na Escola Bom Pastor e no Hospital de Livros do Instituto Pegaí na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. Na quinta, antes de seguir viagem, palestra para alunos da Escola Desafio.

A publicação de ‘Contos Fantásticos de Avós Extraordinários’ se concretizou, pois a obra foi aprovada pelo Comitê Editorial do Instituto. “Recebemos publicações em pdf, fazemos análises conforme regras estabelecidas e decidimos se publicamos ou não”, explica a voluntária e coordenadora do Comitê Editorial, a jornalista Luciane Rosas. “É ótimo saber que podemos oportunizar aos autores a publicação de seus livros, sem custos. E aos leitores do Pegaí, novas publicações, com qualidade, é claro”, completa, explicando que os escritores podem enviar ao Comitê seus exemplares para avaliação, e, possível publicação.

Outros dois livros publicados pelo Instituto Pegaí passaram pelo Comitê Editorial, O Sapo Tonico e sua descoberta’, e ‘O astronauta e a bonequinha’. Ambos da escritora Ale Dossena. As demais obras impressas ‘Tesouros dos Mares Gelados’ de Ana Lúcia Merege, ‘Saí da Microsoft para mudar o mundo’ de John Wood , ‘Meu Nome é Jorge’ de Jorge Luiz Martins e ‘Contos e Crônicas do Absurdo de Rô Mierling tiveram os direitos de impressão cedidos ao Pegaí pelos seus autores.

Ainda foram publicados o Cordel do Pegaí, este escrito pelo cordelista Josué Limeira para uso do Instituto, e a sua versão do clássico ‘O Pequeno Príncipe’. Este encontra em domínio público, portanto pode contar com novas publicações.

Os livros impressos pelo Pegaí são exclusivos para serem disponibilizados nas estantes do projeto de democratização de leitura. “Sempre enviamos alguns exemplares aos autores, mas eles não podem ser vendidos”, explica o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti, lembrando que os livros com a marca Pegaí contam com tarja de venda proibida impressa nas capas.

‘Contos Fantásticos de Avós Extraordinários’ conta com o patrocínio da Lavanderia Lavcom, da AGP Marcas e Patentes e do Colégio Sepam. Sua publicação tem como apoiadores a editora Draco, a Gráfica iPrint e Top Livros.