Correio dos Campos

Professora e Egressas de Pedagogia apresentam dois livros na UniSecal

29 de outubro de 2018 às 18:01
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira, 24 de outubro, a professora da graduação de Pedagogia da UniSecal, Fabiane Fabri e duas egressas do curso realizaram a apresentação, respectivamente, dos livros: ‘Professores em ação: o ensino de Ciências para os anos iniciais em um enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)’ e ‘Relicário de Histórias’. O evento foi realizado na Unidade II do centro universitário (Largo Professor Colares, 35, Centro).

Com a presença de acadêmicos e professores do curso de Pedagogia, a professora Fabiane Fabri, juntamente com o auxílio de sua orientadora do Doutorado, Rosemari Monteiro Castilho, apresentou o livro ‘Professores em ação’. A obra, que é um produto da tese de doutorado da docente, aborda planejamentos de ensino na área de ciências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O livro também contou com a participação das professoras coautoras da rede municipal de ensino e é direcionado para os(as) docentes dos anos iniciais. A obra, que serve de auxílio para os professores, também será lançada em novembro, no Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (Sinect) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Egressas de Pedagogia também apresentam obra

As ex-alunas de Pedagogia da UniSecal, Liz Ângela Gonçalves de Almeida e Raquel Machado, com a contribuição de outros autores, Alana Águia Berti, Ana Cláudia Oliveira, João Agner e Patrícia Fernanda da Silva, apresentaram a obra ‘Relicário’. O livro traz “histórias especiais” que fizeram parte da vida dos escritores, que são membros do Núcleo de Contadores de Histórias de Ponta Grossa.

Segundo o resumo da obra, ‘Relicário’ tem como missão contar e encantar as pessoas de qualquer idade com histórias. Os autores são professores da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa, artistas cênicos e plásticos, e possuem formação e/ou especialização em contação de histórias.

O que é o Núcleo de Contadores de Histórias?

Criado em 4 de abril de 2016, o Núcleo desenvolve atividades de contação de histórias em asilos, creches, escolas e outras instituições. Os contadores já participaram de festivais nacionais e internacionais como: Histórias de Natal (2017); e Era Uma Vez na Páscoa (2018).