Correio dos Campos

Guarda Municipal apresenta novas viaturas e define estratégias contra o vandalismo em prédios públicos

Investimento de cerca de 440 mil reais deve ampliar o patrulhamento nas regiões de prédios públicos, assim como agilizar o trabalho das equipes da PMP na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas no município
26 de outubro de 2018 às 22:00
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), apresentou, hoje (26), as novas viaturas da Guarda Municipal (GM) e da Patrulha Maria da Penha (PMP). O investimento de cerca de 440 mil reais deve ampliar o patrulhamento nas regiões de prédios públicos, assim como agilizar o trabalho das equipes da PMP na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas no município.

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, três das quatro viaturas entregues serão utilizadas prioritariamente para ações ostensivas e preventivas próximo aos prédios públicos do município. “Dentre muitas coisas, nós recebemos essas 4 viaturas, uma delas para a Patrulha Maria da Penha, que tem feito um trabalho excepcional. Com relação às escolas e unidades de saúde, é extremamente importante a ação da Guarda Municipal, que irá priorizar, através dos patrulhamentos com essas viaturas, a proteção a esses prédios públicos”, declara Lovato.

Durante a apresentação das viaturas, o prefeito Marcelo Rangel salientou os avanços na área de segurança pública nos últimos anos e destacou o combate às ações de vandalismo a prédios públicos como uma das prioridades da área no município. “No início da nossa gestão, nós tínhamos pouquíssimas viaturas que estavam totalmente sucateadas. Hoje já ultrapassamos, incluindo as motos, mais de 40 viaturas e, além dessas viaturas trazidas pelos deputados Aliel Machado e Leopoldo Meyer, também iremos receber mais veículos viabilizados através de emenda do Deputado Sandro Alex, ou seja, temos deputados trabalhando e trazendo recursos para a segurança da cidade e isso demonstra, acima de tudo, respeito ao município de Ponta Grossa e união. Nós estamos focados na melhoria da segurança pública da nossa cidade e trabalhando de forma muito empenhada para diminuir ainda mais as ações de vandalismo nos prédios públicos”, ressalta Rangel.

Segundo a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, a ampliação da estrutura da Guarda Municipal e, em especial da Patrulha Maria da Penha, deverá trazer reflexos positivos também para a segurança das mulheres de Ponta Grossa. “Estas quatro viaturas vieram para reforçar a segurança em Ponta Grossa e em especial à segurança das mulheres através da Patrulha Maria da Penha. Agradeço ao empenho dos deputados federais Leopoldo Meyer e Aliel Machado, pela destinação de emendas parlamentares para a segurança dos e das ponta-grossenses”, comemora Elizabeth.

Ações de conscientização

Além do reforço no patrulhamento, o secretário da SMCSP, Ary Lovato, também divulgou novas medidas para o reforço no combate às ações criminosas em prédios públicos. “Junto ao patrulhamento, também iremos trabalhar na conscientização das comunidades. A noção de pertencimento é essencial e esses prédios públicos são da população de Ponta Grossa. Então a nossa ideia é conscientizar as comunidades para que elas contribuam com o cuidado desses locais e denunciem as pessoas que cometem crimes de furto e vandalismo, que acabam prejudicando a todos”, conclui Lovato.