Correio dos Campos

População em situação de rua participa de atividade sobre cuidado com a saúde

25 de outubro de 2018 às 22:07
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) se reuniram para realizar um dia sobre o cuidado com a saúde de pessoas em situação de rua. A atividade aconteceu hoje (25) no Centro de Referência Especializada em População de rua (Centro Pop) e contou com a participação dos profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE). Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, coleta de escarro para exames de tuberculose e orientações gerais. Diante dos resultados será possível a realização de laudos para que os usuários realizem o acompanhamento e tratamento necessário.

A ação partiu de um projeto de Intervenção realizado por uma acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “O objetivo do projeto é realizar uma mobilização sobre o cuidado à saúde da população em situação de rua, vendo que os mesmos sobrevivem em locais precários e de vulnerabilidade, constantemente expostos a riscos. A maior parte da população e dos usuários não possui preocupação e cuidado com a saúde, não realiza atendimento médico e não frequenta as unidades de saúde pública”, explica a diretora do departamento de proteção especializada, Thais Verillo.

O Centro Pop recebe cerca de 450 pessoas em situação de rua, todas passam por atendimento técnico de assistentes sociais e psicólogos. O local é considerado um ponto de referências para estas pessoas, cerca de 600 refeições são distribuídas, desde café da manhã, lanche da tarde e almoço. “Lá eles podem tomar banho, lavar roupa, guardar pertences, tomar café da manhã, lanche e almoçar no Restaurante Popular, nós distribuímos ticket para garantir o almoço”, comenta a presidente da FASPG, Simone Kaminski.

Cerca de 40 pessoas participam da atividade. “Ações como esta são muito importantes, ainda mais por se tratar da prevenção e possível propagação de doenças, principalmente para este grupo com vulnerabilidade social. Realizar as atividades é questão de cuidar da saúde individual e coletiva”, comenta o coordenador o SAE, Jean Zuber.

As pessoas que utilizam a rua como moradia, sustento, seja temporário ou permanente podem contar com o serviço, basta se dirigir até rua Enfermeiro Paulino, s/n.