Correio dos Campos

Secal cresce e se torna primeiro Centro Universitário 100% pontagrossense

UniSecal traz grandes novidades para Ponta Grossa e região
24 de outubro de 2018 às 11:48
(Imagens: Divulgação/Secal)

COM ASSESSORIAS – A Faculdade Secal recebeu na última quinta-feira, 18 de outubro, autorização do Ministério da Educação (MEC) para se tornar um Centro Universitário. Por conta de sua qualidade na educação, a Secal passa agora a se chamar Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal). A expansão prevê novos cursos na graduação presencial e na Educação a Distância (EaD), pós-graduações e polos da EaD em municípios dos Campos Gerais.

Com um ensino de excelência comprovado pelo MEC (a UniSecal e os cursos têm notas 4 e 5 na avaliação), a IES se torna o primeiro e único Centro Universitário genuinamente pontagrossense. A expansão da faculdade é de grande importância para Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, como conta a Diretora Geral, Isaura de Andrade Aguiar. “Hoje temos mais possibilidades de estar contribuindo com esse crescimento do entorno. Com a capacitação de pessoas, podemos proporcionar melhores empregos, uma prestação de serviço com mais qualidade e tudo isso influencia no crescimento da indústria e do varejo. Nós acreditamos que a mudança vem por meio da educação e agora podemos contribuir para uma área muito maior”, explica Isaura.

Novidades vem por aí!

Atualmente contando com mais de 1,6 mil alunos, com 61% do corpo docente sendo de mestres e doutores, gerando 200 empregos diretos e aproximadamente 600 indiretos, a UniSecal prevê a aberturas das seguintes graduações: Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Engenharia de Alimentos, Arquitetura, Tecnologia em Design de Interiores, Nutrição, Gastronomia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Publicidade, Economia, Ciências Sociais – Antropologia Sociologia, Ciências Políticas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Gestão Tecnologia da Informação, Design Gráfico, Administração (EaD), Ciências Contábeis (EaD), Pedagogia (EaD), Letras (EaD), Tecnologia em Serviços Jurídicos (EaD) e Processos Gerenciais (EaD).

Além disso, estão previstos dez polos na EaD em dez municípios vizinhos. A Diretora Acadêmica da instituição, Rúbia de Andrade Aguiar relata o sentimento dessa nova conquista. “Era um sonho nosso realizar essa transformação. Todas as nossas batalhas e energias têm sido para isso e, após recebermos a notificação do MEC, ficamos de certa forma anestesiadas. É um sentimento de grande felicidade e essa conquista é de toda Ponta Grossa também”, enfatiza a diretora.

O que muda agora?

Por conta da alta qualidade de ensino que oferece para seus acadêmicos, a UniSecal passa de Faculdade para Centro Universitário. Agora, a IES tem autonomia comprovada pelo MEC para abrir os cursos de graduação sem necessitar de visita prévia do órgão do governo federal.

Além disso, há a possibilidade de expandir a excelência da instituição para outros municípios. Ou seja, é uma educação de qualidade para toda a região dos Campos Gerais, o que beneficia na formação de profissionais capacitados para atender melhor toda a comunidade.

Há 20 anos transformando vidas

Pelas salas de aula da UniSecal já passaram milhares de profissionais que hoje atendem a cidade e a região. Outros estão em vários cantos do país, colocando em prática o que aprenderam com os professores dos cursos. A instituição pontagrossense foi fundada por Weider Barreto Aguiar e Eunice Andrade Aguiar e hoje é dirigida pelas irmãs Isaura, Rúbia e Katya de Andrade Aguiar.

Com a expansão para Centro Universitário, a UniSecal aumentará ainda mais a sua qualidade de ensino e proporcionará para mais pessoas a missão institucional, que é a de transformar pessoas. Sobre esse objetivo, a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da UniSecal, Katya ressalta que, “quem tem essa missão não vê cargo ou função. Todo mundo faz parte dessa conquista. Agora, nossa responsabilidade aumenta e as pessoas podem ter certeza que nos prepararemos cada vez mais para estarmos transformando a vida delas para melhor”, finaliza a diretora.