Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe ação especial durante o Dia Mundial da Massa

24 de outubro de 2018 às 16:39
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Quinta-feira (25/10) é o Dia Mundial da Massa, data sugerida em 1995 durante um congresso mundial sobre o alimento, que se tornou oficial em 1998 através da International Pasta Organization (IPO) para comemorar a importância da massa para a alimentação saudável e equilibrada.

E, para comemorar, a Belluno Massas, primeira empresa com fabricação de massas e molhos artesanais em Ponta Grossa, realiza no dia uma ação promocional na Avenida Visconde de Mauá, no cruzamento com a Rua Aldo Vergani (em frente ao Clube Homens do Trabalho), onde entregará um presente especial aos motoristas: um vale porção de espaguetti ou fettuccine de espinafre.

Segundo Thaís Pius, sócia da empresa, a ação será uma comemoração da data, visando presentear os moradores da cidade que acolheram a empresa e apreciam o alimento. “O Dia Mundial da Massa é uma data muito importante para nós e por isso, a comemoração precisa ser especial”.

A atividade acontecerá das 17 horas às 19 horas e os motoristas poderão trocar o presente até 31 de outubro na casa de massas localizada na Avenida Visconde de Mauá, 330 em Oficinas.

História da massa alimentícia

Muitos não sabem, mas a primeira massa nasceu há mais de 7 mil anos quando o homem saia da vida de nômade e se tornava, aos poucos, colhedor e agricultor, momento em que conhece o trigo.

A matéria-prima era novidade para a civilização da época e era colhido juntos a vários outros cereais, entretanto, com o passar do tempo e aprimoramento da colheita, o trigo começou a ser moído e misturado à água, o que resultava em uma massa fina, cozida sobre uma pedra aquecida.

Entretanto, no período tudo era rudimentar e, segundo registros, somente no primeiro milênio antes de Cristo algo parecido com o macarrão atual foi criado. Era chamado de laganon (grego) ou laganum (latim), citado por Apício no “De Re Coquinaria”, do séc. IV d.C., o primeiro texto de gastronomia.

Segundo os registros mais recentes, a Itália é o país com destaque no desenvolvimento da massa, onde, em 1.500 são criados diversos masseiros com leis e regras estritas sobre a produção. A partir daí o alimento era um dos principais alimentos no país, que era descrito como saboroso acompanhado do molho de tomate, fruta que chegou ao país em 1554.

De lá para cá muita coisa mudou e o rudimentar deu lugar à inovação nas metodologias de produção, armazenamento e sabores, o que faz os dados econômicos relacionados ao alimento aumentarem anualmente, fechando 2017 com mais de US$25 milhões, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados.

No Brasil, no ano passado, o saldo foi de US$1,3 milhão em vendas de massas alimentícias, fazendo do país o quarto maior consumidor. Diversas cidades contam com empresas especializadas em massa, que ajudam nas estatísticas mundiais, como Ponta Grossa.

Na Princesa dos Campos Gerais, a responsável por inovar e apresentar produtos artesanais é a Belluno Massas, inaugurada em fevereiro deste para atender o cliente final, revendedores, restaurantes e buffets com mais de 50 produtos.