Correio dos Campos

Grupos de Ponta Grossa são destaque na Mostra de Arte Popular do Paraná

24 de outubro de 2018 às 14:56
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento – Ponta Grossa esteve bem representada na II Mostra de Arte Popular do Paraná, que aconteceu nesta semana (16 a 18 de outubro) no Teatro Municipal de Guarapuava. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, o evento reuniu manifestações culturais de todas as macrorregiões do Paraná, como os grupos ponta-grossenses Senhores da Música e Coletivo Afrosambas, além do projeto Benzedeiras de Ponta Grossa.

Com muita música de raiz, os cantores e violeiros do grupo Senhores da Música, que possuem o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, emocionaram a plateia na quarta-feira, 17. No dia seguinte foi a vez do Coletivo Afrosambas, que promove a cultura afro-brasileira através de canções que exaltam as divindades do Candomblé e da Umbanda, com base na obra de Vinícius de Moraes e Baden Powell.

Também teve espaço na programação o projeto Benzedeiras de Ponta Grossa, desenvolvido pela Fundação de Cultura, que foi apresentado durante uma mesa-redonda. O debate girou em torno das manifestações tradicionais e populares, reunindo a socióloga Jacira da Silva França (Pernambuco) e a antropóloga Maria Fernanda Campelo Maranhão (Museu Paranaense), juntamente com a coordenadora do projeto, Maria Czekalski (Fundação de Cultura de Ponta Grossa), e a benzedeira ponta-grossense Vilma Rozera, que contou que nunca era reconhecida com seriedade como uma benzedeira. “O projeto é maravilhoso e muito importante. Eu pude resgatar a minha história e o tempo que convivi com minha mãe e minha avó. Elas me ensinaram o que sei e pude relembrar minhas memórias”, afirmou. A transmissão dos ensinamentos populares foi um dos temas abordados pelas convidadas e que está presente também nas falas do documentário Benzedeiras de Ponta Grossa, que foi exibido para o público que assistiu ao bate-papo (e está disponível em episódios no www.youtube.com/culturapg1).

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, Ponta Grossa foi a cidade que mais levou atrações para a Mostra. “Nossos grupos foram destaque na programação. Essa ampla participação é muito importante, pois o Paraná inteiro estava representado no evento por conselheiros e secretários de cultura de várias regiões, que puderam assistir aos espetáculos da nossa cidade”, disse. Fernando ainda salienta que é uma marca desta gestão a valorização da cultura popular e a divulgação do artista ponta-grossense. “Com os Senhores da Música reconhecemos a importância da música de raiz, com o Afrosambas mostramos toda a diversidade cultural e religiosa presente na cidade, e com as Benzedeiras valorizamos os saberes tradicionais desta rica manifestação”, afirmou.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, destacou que o evento promove a valorização das manifestações culturais e tradicionais. “É um momento de alegria reunir as manifestações artísticas do Paraná em um só lugar, propondo seminários, apresentações e enriquecendo a cultura do nosso estado”, afirma. A Mostra de Arte Popular teve apresentações de fandango, moda de viola, hip hop, grupos folclóricos, cultura indígena e quilombola e feira de artesanato.