Correio dos Campos

Projeto realiza palestras e simulado de queda em altura e convulsão

Crianças receberam orientações sobre como e quando acionar o Samu
23 de outubro de 2018 às 14:55
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O projeto ‘Samu Escola: Educar para mudar’ realizou mais um treinamento na tarde desta segunda-feira (22), desta vez foi na Escola Municipal Zilá Bernadete, na Vila Dom Bosco. A atividade aconteceu das 14h às 16h. Houve palestras sobre desobstrução de vias áreas, trotes e sobre Educação no Trânsito, para finalizar ocorreu um simulado de queda de altura e de convulsão. A ação foi realizada em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, através do Samu e do Departamento de Saúde na Escola.

Através do programa, os profissionais do Samu realizam capacitação com os professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino para conhecimento de noções básicas de atendimento. Além disso, uma cartilha é ensinada aos alunos, em parceria com estudantes de enfermagem das Faculdades Cescage. “São diversos conceitos de segurança, primeiros socorros e orientações sobre a correta utilização dos serviços do SAMU, como o risco dos trotes e o jeito certo de prestar auxílio a vítimas de acidentes”, explica Rozangela Ribeiro, coordenadora do projeto pelo Samu.

Segundo a coordenadora a projeto mostra resultados satisfatórios. “São resultados muito positivos. Temos notado que o número de trotes tem sido reduzido em nossa central de regulação. E quando as escolas precisam ligar para pedir algum atendimento, os profissionais já passam com mais informações, com mais tranquilidade, porque eles possuem mais segurança”, comenta.

Inserir os simulados nas capacitações em sido o diferencial do projeto em 2018. “As crianças conseguem ver na prática o que passamos para elas durante as palestras. Ficam de olhos arregalados observando e sempre querem tirar dúvidas”, finaliza Rozangela.