Correio dos Campos

Professoras de Pedagogia da Secal estão participando de Congresso Nacional de Educação

Pedagogas foram selecionadas para apresentar trabalho no V Conedu
18 de outubro de 2018 às 15:37
(Divulgação/Secal)

COM ASSESSORIAS – O ‘V Congresso Nacional de Educação’ (Conedu) está sendo realizado na cidade de Olinda (PE) e as professoras de Pedagogia da Faculdade Secal, Patricia Vosgrau de Freitas e Perla Cristiane Enviy estão participando do evento, que ocorrerá até sábado, 20 de outubro.

Com o objetivo de discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações, promover o debate sobre as experiências educadoras das escolas e universidades e apresentar a atualidade das discussões no campo educacional, as docentes da Secal foram selecionadas para apresentar o trabalho intitulado: ‘Quem são os sujeitos? Quais são as pedagogias? Uma reflexão acerca do estágio supervisionado curricular na EJA’.

A pesquisa das professoras tem como objetivo analisar como o Estágio Supervisionado Curricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fortalece a formação inicial dos futuros professores/pedagogos. O trabalho foi desenvolvido com base nas práticas vivenciadas dentro do curso de Pedagogia da Secal, em um questionário que foi disponibilizado aos acadêmicos da faculdade, e no texto de Miguel Arroyo ‘Outros Sujeitos, Outras Pedagogias’, que é um educador e sociólogo espanhol.

Congresso é vitrine para o curso de Pedagogia da Secal

Sobre a participação no V Conedu, Patricia exalta que o evento traz visibilidade para a graduação de Pedagogia em nível nacional. “É muito importante para o nosso curso, pois, além de compartilhar nossas vivências, podemos dialogar sobre a Educação brasileira e levar para os acadêmicos o que tem se discutido nesse cenário atual”, relata a também coordenadora do curso de Pedagogia.

Considerado um dos principais congressos sobre a educação no Brasil, a professora Perla comenta sobre a oportunidade em participar de um evento deste nível. “É muito importante para nós educadores estarmos participando do Conedu, pois, nos provoca a refletir como as experiências de sala de aula contribuem nesse processo inicial de formação do acadêmico de Pedagogia”, explica a docente.
O V Conedu está sendo realizado no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE) e tem como público alvo: Professores da Educação Básica; Professores do Ensino Superior; Estudantes de Graduação e Pós-Graduação; e Estudantes de Ensino Médio e Técnico de todo o Brasil.