Correio dos Campos

AMTT alerta sobre bloqueio de cartões por uso indevido

18 de outubro de 2018 às 17:15
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) concluiu, nos últimos dias, um levantamento sobre o uso indevido de cartões do transporte coletivo em Ponta Grossa. A medida, de acordo com o Departamento de Transporte (Detra) do órgão, tem como intuito fiscalizar os benefícios concedidos aos usuários do sistema no município, assegurando a destinação correta de recursos gerenciados pela AMTT e coibindo fraudes no sistema.

Segundo a diretora do Detra, Rosana Cruz, a previsão é de que os benefícios comecem a ser bloqueados ainda essa semana, sendo liberados somente após a apresentação do titular no posto de atendimento da AMTT no Terminal Central e pagamento de multa. “Todas as situações em que há a confirmação do uso indevido acabam gerando o bloqueio do benefício. Essa é uma medida muito importante, pois evita fraudes e permite que os usuários que realmente têm direito aos benefícios possam usufruir deles”, declara Rosana.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, atualmente o município conta com um grande número de usuários do transporte coletivo que utilizam algum benefício, por isso, o reforço da fiscalização é essencial para garantir a utilização correta desses dispositivos. “É muito importante garantir que os benefícios sejam destinados de forma precisa pois, de uma forma ou outra, sua utilização acaba repercutindo no dia a dia da população que faz uso do transporte coletivo em Ponta Grossa”, ressalta.

Bloqueios

Segundo o chefe da divisão de transporte da AMTT, Fernando Bueno, os usuários que tiverem os cartões com benefícios bloqueados devem procurar o posto de atendimento da AMTT para regularizar a situação. “O bloqueio pode acontecer pela constatação do uso fora do dia ou horário especificado, no caso dos benefícios concedidos à estudantes, por exemplo, ou quando há a utilização do cartão com benefício por outra pessoa que não seja o titular. Em ambos os casos, o desbloqueio só é feito a partir de solicitação do titular e pagamento de uma taxa. No entanto, é importante lembrar que antes da efetivação do bloqueio, o usuário será avisado na catraca, através do validador do cartão para procurar a AMTT”, conclui Fernando.