Correio dos Campos

Pedagogia da Secal promove atividade para crianças de escola pública

A atividade foi realizada pelo quinto ano consecutivo
15 de outubro de 2018 às 13:02
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No dia 10 de outubro, foi realizada na Brinquedoteca da Unidade II da Faculdade Secal, a atividade ‘Criança legal brinca na Secal’. Promovida pelo curso de Pedagogia da instituição, o evento foi coordenado pela professora Juliana Sauerbier e contou com a participação dos(as) alunos(as) da Escola Municipal José Bonifácio Guimarães Vilela.

Sendo realizada desde o ano de 2013 na Brinquedoteca da Secal, a atividade tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das sensações das crianças, a coordenação motora, criatividade e a liberdade de se expressar. Além disso, para as acadêmicas de Pedagogia, participar desse projeto foi a oportunidade de levar o que é estudado em sala de aula para a prática.

Com a participação de mais de 75 alunos e alunas entre quatro e cinco anos, a atividade também foi desenvolvida por conta do Dia das Crianças, que é comemorado no dia 12 de outubro. Durante a tarde, os alunos puderam desfrutar dos brinquedos que a Brinquedoteca disponibiliza, todos eles desenvolvidos pelos(as) acadêmicos(as) de Pedagogia da Secal, e também realizaram um lanche da tarde na instituição.

Para a professora Juliana, a atividade traz vários benefícios para os(as) alunos(as) da Faculdade Secal. “Essa prática na Brinquedoteca oportuniza ao acadêmico vivenciar na prática tudo aquilo que aprendem teoricamente nas mais diversas disciplinas do curso de Pedagogia, em relação ao papel do professor, do aluno, relação entre ambos, questões didático-pedagógicas, importância do brincar para a criança para seu pleno desenvolvimento e relações de afetividade durante as brincadeiras”, explica a docente.

Acadêmicos(as) e professoras aprovam atividade

A aluna do 6º período de Pedagogia, Jennifer Primor está participando pela segunda vez da atividade e exalta a importância do projeto. “Profissionalmente é uma experiência a mais para nós, pois é algo diferente do que ficar só em sala de aula. Já pessoalmente, como eu gosto de crianças, é algo maravilhoso de se fazer”, enfatiza a futura pedagoga.

Com 23 anos de atuação como docente na escola municipal, a professora Márcia Cristina de Oliveira, que há quatro leciona para a Educação Infantil, agradece a oportunidade de trazer os alunos para passar uma tarde na Secal. “Trazer as crianças para um espaço diferente, onde o aprender e brincar estão juntos, é muito rico para a vida deles. Os(as) alunos(as) de Pedagogia são muito atenciosos(as) e isso faz muita diferença para nossas crianças. Todos estão de parabéns pelo projeto”, finaliza Márcia.

O que é a Brinquedoteca da Faculdade Secal?

O curso de Pedagogia da Secal atende, desde 2013, os professores da rede pública e privada e da comunidade externa com uma ‘Brinquedoteca’, que serve como laboratório para atividades do curso. O espaço é certificado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Ali a comunidade e os educadores podem participar de recreações, pesquisas, capacitações, treinamentos e aulas.