Correio dos Campos

Proerd forma nova turma para afastar alunos do mundo das drogas e violência

10 de outubro de 2018 às 19:26
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela 5ª Cia do Batalhão da Patrulha Escolhar Comunitária, da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, formou nesta quarta-feira (10) mais uma turma de alunos do 5º ano das escolas públicas e particulares da cidade. No total, 1551 crianças fizeram o tradicional juramento de que não irão compactuar com o mundo que une drogas e violência.

Ao longo dos últimos meses, eles receberam diversas orientações sobre como proteger-se do universo do tráfico de drogas, sobre os efeitos de cada uma delas e sobre a necessária recusa ao uso de substâncias entorpecentes. Ponta Grossa é a única cidade de grande porte no Paraná onde são atendidos 100% dos estudantes. As crianças têm entre 10 e 11 anos.

Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, o aprendizado serve como uma vacina para a sequência da carreira escolar dos alunos. “É a segunda formatura deste ano, com 1290 alunos das escolas municipais. Este programa está posto em 100% das nossas escolas. É um programa de educação e de defesa das nossas crianças, um dos mais importantes do Paraná. Hoje eu vejo que esse programa tem um sentido muito especial, pois as crianças do quinto ano vão para uma escola maior, onde elas são menores, e levam junto uma vacina muito importante, que tem os conhecimentos que foram passados a elas e o juramento, que fazem perante a família, a sociedade, de que ficarão longe das drogas”, acredita a professora Esméria.

Professora e vice-prefeita Elizabeth Schmidt se emocionou durante a cerimônia. “Foi muito emocionante assistir 1551 crianças fazendo o juramento de que nunca irão ser envolver com as drogas e a violência. Isso é o resultado de um trabalho espetacular e conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação, a Polícia Militar e as escolas particulares. E faz a diferença na vida deles, que com certeza jamais se esquecerão desse dia. Isso ficará marcado como algo importante nos seus valores, seus princípios, junto com toda sua família”, disse a vice-prefeita.

Poema

O aluno Victor Levy de Oliveira, da Escola Municipal Ludovico Antônio Egg, realizou um poema que leu para os mais de mil alunos presentes na formatura. O texto dele foi escolhido entre todos os participantes, para representar o aprendizado dos estudantes. “O Proerd é espetacular, combatemos as drogas e as violência. Aprendemos a fazer o certo, sempre pensando nas consequências”, escreveu ele. “O mundo está horrível e, por isso, contra os males lutamos. Sem violência e drogas, nossa vida fica sensacional”, declamou o menino.