Correio dos Campos

SME avalia resultado do IDEB e traça novas metas

Meta estabelecida pelo MEC para Ponta Grossa é avançar 0,2 pontos, mas o objetivo da SME é ultrapassar essa marca
4 de outubro de 2018 às 20:16
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação reuniu as diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas da rede para debater e traçar metas em relação ao próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No último índice, divulgado neste ano, as escolas municipais atingiram a nota 6,3, alcançando a meta traçada pelo Ministério da Educação. Para o próximo exame, a ser realizado em 2019 e divulgado em 2020, a meta é superar os 6,5 estipulados para Ponta Grossa.

Com a realização de debates, oficinas e dinâmicas em grupo, as diretoras e coordenadoras pedagógicas discutiram sobre as práticas que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado. As oficinas foram mediadas pela Fundação Lemann, parceira da SME em diversos cursos para a formação continuada dos professores. As profissionais traçaram planos de ação para evoluir no grau de proficiência em leitura, escrita e em matemática. Cada uma das escolas irá traçar a sua própria meta, dentro da sua realidade – respeitando as características individuais.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, conta que a SME irá apoiar as escolas para que avancem significativamente em suas avaliações. “Este foi um encontro cheio de entusiasmo, para que nossas diretoras e pedagogas estejam inspiradas para avançar em relação a suas notas no IDEB, conversando com suas professoras, mostrando que é possível avançar. Estaremos sempre juntas nesse objetivo, com todo o suporte da Secretaria”, conta a professora Esméria.

Maria Helena Marin, consultora de políticas educacionais da Fundação Lemann, aponta que o êxito da política ponta-grossense e da parceria com a SME se dão pela clareza nos objetivos. “Nosso trabalho é facilitar alguns processos e percursos que possibilitem esse resultado de qualidade, que poderia se perder se não fosse a qualificação e os subsídios técnico e teórico, de cidadania, que a Secretaria traz para sua equipe”, aponta.

A partir de agora, o conteúdo trabalhado será compartilhado com as professoras, nas escolas. “Durante as oficinas, abrimos para que cada escola falasse sobre o índice de proficiência e fluxo de seus alunos. Cada uma discutiu e agora irão desdobrar com seus professores, para que sua meta seja trabalhada, buscando o protagonismo e adesão dos professores, para este objetivo comum. Entendendo quais são nossos pontos mais a serem melhorados, quais nossas fortalezas e oportunidades, por onde vamos? Mediante essa reflexão, eles conseguem saber onde querem e podem chegar. Essa síntese dá para cada escola da rede, a sua meta”, relata a consultora.