Correio dos Campos

Unidade de Saúde é arrombada e suspende atendimento em Olarias

O local atende cerca de seis mil pessoas
27 de setembro de 2018 às 13:59
(Fotos: Divulgação)

Ana Bitencourt Maravieski/Ponta Grossa – Na madrugada desta quinta-feira (27) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sady Macedo Silveira localizada em Olarias foi arrombada, furtada e vandalizada. O rombo foi constatado quando os funcionários da UBS chegaram para trabalhar pela manhã. O botijão de gás e um estetoscópio foram roubados, e além das salas depredadas os criminosos ainda defecaram no chão do local. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que os atendimentos estão suspensos até que ordem na Unidade seja restabelecida.

“Se fizermos uma média com os valores gastos para a recuperação desses locais que foram arrombados e depredados nos últimos anos, já foram gastos mais ou menos R$ 300 mil para reaver essas áreas anualmente. Um prejuízo para o cofre público e principalmente à população assistida nessas Unidades”, enfatiza o secretário adjunto da SMS, Robson Xavier.

Este é o nono caso constatado pela SMS de vandalismo apenas este ano. “A situação é alarmante e triste, porque sabemos a dificuldade em reformar, ampliar e até mesmo manter essas unidades. Neste caso até documentos foram furtados”, comenta a secretária de Saúde, Angela Pompeu.

A Unidade Sady Macedo atende cerca de seis mil pessoas da região de Olarias. Se constatado que não houve dano ao bom uso da UBS, a expectativa da SMS é que na próxima semana os serviços sejam normalizados. Enquanto isso os moradores assistidos no local podem ir até outras unidades mais próximas de suas casas.