Correio dos Campos

Prefeitura lança projeto de qualificação profissional para estagiários

Os participantes do programa “Primeira Chance” contarão com atividades especializadas
20 de setembro de 2018 às 17:47
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – A Prefeitura lançou nesta semana um novo projeto de capacitação, voltado aos participantes do “Primeira Chance” – programa de estágio do governo municipal. Serão promovidos, por ano, de dois a quatro encontros que oferecerão palestras, workshops, oficinas e dinâmicas a todos os estagiários municipais – e o primeiro acontece na próxima semana, na quinta-feira (27).

O Decreto 14.845/2018 foi publicado nesta semana no Diário Oficial e regulamenta o projeto. Ele dispõe que os objetivos são preparar o estudante com temas envolvendo valores éticos e morais da administração pública e também visando a sua inserção posterior no mercado de trabalho. A organização das ações está sendo feita pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), e o gestor da pasta, Paulo Carbonare, destaca outros aspectos da iniciativa.

“É uma oportunidade de oferecermos formação adicional além de acompanhar mais de perto os estagiários. Nossa intenção futura é disponibilizar aos empresários um banco de dados com os currículos dos nossos estagiários mais bem avaliados visando a sua colocação em vagas efetivas após a sua primeira chance”, conta o secretário Carbonare.

O coordenador de administração da SMICQP, Nilton Cesar Bahls, ressalta que todos os estagiários vinculados à Prefeitura, de todas as modalidades, deverão participar. “Nos dias de eventos eles deverão apresentar documento pessoal com foto, histórico escolar e extrato de matrícula. Vamos atualizar nossos dados e promover uma integração maior entre os próprios alunos”, aponta o coordenador.

Primeiro encontro

A primeira edição está agendada para a próxima quinta-feira (27), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas na Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT). Os estagiários que trabalham no período matutino deverão comparecer apenas durante a amanhã e vice-versa; os que trabalham durante a noite podem escolher o período no qual participar. A presença valerá contará como um dia de trabalho e o não comparecimento será passível de desligamento de contrato.

Conforme destaca o coordenador de administração da SMICQP, Nilton Cesar Bahls, o workshop promoverá ações voltadas a temas como documentação, arquivamento, postura, qualificação e motivação, entre outros. As palestras e dinâmicas serão ministradas por profissionais da Prefeitura Municipal, incluindo a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, Senac, Senai e Faculdades Sant’Ana.