Correio dos Campos

Formulário online possibilita envolvimento da população no planejamento da cidade

Ferramenta foi disponibilizada pelo Iplan e faz parte da produção dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana
18 de setembro de 2018 às 14:49
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Está disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) uma ferramenta online que visa facilitar ainda mais a participação da comunidade no desenvolvimento dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob). Trata-se de um formulário online que possibilita que os munícipes contribuam com propostas e ideias acerca da cidade, que poderão ser incluídas nos documentos de planejamento.

Segundo o presidente do Instituto, Ciro Ribas, o Iplan espera, através dos formulários distribuídos, conhecer as sugestões dos munícipes para melhorias em Ponta Grossa. “Podem ser apontadas sugestões para os seguintes itens: ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”, aponta Ribas, afirmando que também foram disponibilizados formulários impressos em unidades básicas de saúde (UBS) e escolas.

O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro e o desenvolvimento dos planos encontra-se na fase de proposições; a próxima etapa será iniciada em meados de novembro e consistirá na produção do plano de ações e investimentos. O PD e o PlanMob devem ser finalizados no início do próximo ano, e ainda contam com quatro encontros presenciais promovidos discussões com a população. São eles a quarta audiência pública, a ser realizada no dia 12 de novembro, oficinas comunitárias nos dias 5 e 6 de dezembro e a quinta audiência pública, que está marcada para o dia 7 de fevereiro.

Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br e o formulário está disponível no link https://goo.gl/EzQqpM.