Correio dos Campos

Prefeitura inicia cursos gratuitos em unidades móveis

Aula inaugural do projeto “Três Eixos do Conhecimento” foi realizada nesta segunda-feira (17)
17 de setembro de 2018 às 17:04
(Imagens: Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Foi realizada na tarde de hoje (17) a aula inaugural do projeto “Três Eixos do Conhecimento”, iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, que está ofertando quase 150 vagas para cursos gratuitos de capacitação. O investimento do governo é de cerca de R$ 55 mil e o Senai foi contratado para ministrar os conteúdos nas suas unidades móveis, estacionadas no Parque Ambiental.

São quatro cursos profissionalizantes, relacionados a elétrica predial e mecânica de automóveis e motocicletas. As turmas são simultâneas durante a tarde e a noite. A diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, explica o nome do programa. “Os cursos serão realizados em carretas, e nenhuma funciona sem eixos que, nesse caso, são a Prefeitura, o Senai e a população”, aponta ela, que também contou que foi feita uma pesquisa prévia para identificar a demanda dos cursos ofertados.

O secretário da pasta, Paulo Carbonare, ressalta a importância da qualificação para o trabalhador. “Hoje, por exemplo, muitas das vagas oferecidas na Agência do Trabalhador não são preenchidas por falta de candidatos qualificados. Por isso, estamos investindo bastante nessa área com convênios e parcerias”, lembra Carbonare, se referindo às ofertas recentes de cursos gratuitos.

Já o prefeito Marcelo Rangel destaca que projetos como esse beneficiam todos os segmentos do mercado de trabalho. “Nós como governo devemos estender a mão para todos os setores econômicos, tanto aos empresários quanto aos trabalhadores. Investir em qualificação é investir na cidade, fomentando o desenvolvimento da mão de obra local”, menciona o prefeito.