Correio dos Campos

40ª edição da Efapi reuniu cerca de 150 mil pessoas

17 de setembro de 2018 às 18:49
(Imagens: Divulgação)

Ana Bitencourt Maravieski/Ponta Grossa – Nos dias 12 a 16 de setembro o Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger recebeu a 40ª Exposição Feira Agropecuária Industrial de Ponta Grossa (Efapi). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e pela Sociedade Rural dos Campos Gerais. A estimativa dos organizadores é que 150 mil pessoas tenham visitado a Efapi no último final de semana.

“O evento foi um sucesso, atingimos o nosso objetivo de atrair a população para conferir a maior exposição de animais em Feira de todo o Paraná. Além disso, quem prestigiou o evento ainda pode acompanhar as competições, visitar a Feira de Sabores, Praça de Alimentação, Parque de Diversões, entre outras atividades”, comenta o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.
Lavinia Lacerda é natural do norte do estado, há 24 anos mora em Ponta Grossa e para ela o evento estava muito bom. “Uma das exposições mais bem organizadas que já fui, isso que nasci em uma cidade bem próxima a Londrina, que tem renome pelos eventos agropecuários que realiza”, relata Lavinia.

Competições

Durante os cinco dias de Efapi, o evento reuniu provas de tambores, hipismo, marcha, o 4º Campeonato Paranaense de Ranch Sorting, entre outras competições. A amazona Cindy Seixas participou da prova de hipismo. “Foi show, muito legal a prova ter sido incorporada na Efapi. Competi no domingo, mas também fui na feira nos outros dias”, expõe Cindy. Além das provas, a exposição também contou com leilões de ovinos e de gado geral.

Para o competidor de Ranch Sorting, Cassiano Bobato, o campeonato foi muito bom. “A Prova foi boa, gado muito bom com uma estrutura completa. Cerca de 280 duplas se inscreveram. Eu já havia participado de outras competições, estive em Londrina há alguns meses e fiquei feliz em competir na Efapi em Ponta Grossa, cidade na qual eu moro”, abordou Bobato.

“As provas foram maravilhosas e acredito que em 10 dias teremos o levantamento dos valores movimentados pelos leilões. Precisamos dos mapas de cada leiloeiro. Mas podemos afirmar que estamos satisfeitos”, finaliza o presidente da Sociedade Rural, Edilson Gorte.

40ª Efapi

Além das provas e exposições, a Efapi já é reconhecida pela realização do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (CONAITEC). “O evento reúne prática e teoria, já que os participantes acompanharam palestras e seminários nos dias 12 a 14”, falou o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

No sábado (15) também aconteceu o 3º Concurso da Rainha Mirim, organizado por Anderson Pedroso. “Os critérios analisados foram beleza, simpatia e desenvoltura, pelos jurados de fora da cidade, que não tinham o nome das participantes na ficha, apenas o número de cada uma. Tivemos 30 inscritas, mas 17 desfilaram e até mesmo algumas candidatas não eram de Ponta Grossa, reunimos competidoras de Castro, Carambeí, Curitiba”, conta Pedroso.

As ganhadoras divididas pelas categorias foram as seguintes:

Infantil
Princesa: Gabriela Filder;
Rainha: Fernanda Chorobura.

Mirim
Garota Destaque: Nataly Kaminsi;
Princesa: Francine Chorobura;
Rainha: Sophia Mongruel;

Pré-teen
Princesa: Loraine Bodim;
Rainha: Caroline do Rocio.