Correio dos Campos

Bota Fora do lixo eletrônico – PG realiza ação de coleta na sexta

Ação da Prefeitura em parceria com a ONG E-Letro promoverá grande coleta de lixo eletrônico em Ponta Grossa para garantir destinação correta
12 de setembro de 2018 às 18:38

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma parceria com a Organização Não Governamental (ONG) E-Letro para realizar uma grande ação de coleta na cidade, com a promoção do ‘Bota Fora do Lixo Eletrônico’, na próxima sexta-feira (14). Durante todo o dia, serão coletados diferentes materiais com resíduo eletroeletrônico, como celulares, televisores, aparelhos de DVD, fax e som e diversos outros. O Bota Fora do Lixo Eletrônico faz parte da programação de aniversário da cidade e visa oportunizar que a população dê destinação correta a materiais com componentes eletroeletrônicos.

“Realizamos essa parceria porque sabemos que muitas pessoas possuem em casa aparelhos e equipamentos já sem uso, mas que não sabem como ou onde destinar adequadamente. Além disso, nossas equipes de limpeza urbana também fazem o recolhimento de um número muito alto de aparelhos descartados de forma totalmente irregular, em arroios, fundo de vale ou terrenos baldios. Por conta dos componentes metálicos dessas peças, muitos deles altamente tóxicos, elas precisam de uma destinação adequada e não podem ser descartadas junto com o lixo comum, porque representa um grande risco ao meio ambiente”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

O ponto de coleta do Bota Fora do Lixo Eletrônico estará instalado no Parque Ambiental, nas proximidades do posto da Polícia Militar, das 8h às 21 horas. Poderão ser entregues materiais como aparelhos de DVD, fax, som e video game, aquecedores, ar condicionado, baterias de celular, cabos, caixa de som, carregadores, celular, central telefônica, chapinhas, computadores, placa mãe, placa de vídeo, placa de computadores, conectores, copiadoras, CPU, HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, monitores, mouse, no brakes, notebooks, pen drive e similares. Na dúvida, basta ir até o local e conversar com a equipe para esclarecer sobre algum aparelho.

“A função da E-Letro com essas ações é coletar, reciclar, reutilizar e dar a destinação correta ao lixo eletroeletrônico, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. Além disso, muitos aparelhos são possíveis de recuperação e através deles realizamos um trabalho social, com doação para escolas, órgãos públicos e entidades assistenciais. Esperamos que o Bota Fora do Lixo Eletrônico em Ponta Grossa mobilize uma grande quantidade de pessoas na cidade e também na região”, comenta o diretor da E-Letro, Alex Gonçalves.

Pilhas, baterias e lâmpadas não serão recolhidas nesse local e já contam com outros pontos de coleta pela cidade.