Correio dos Campos

Edital da Fundação de Cultura apresenta shows para pessoas em situação de rua

Além de muito rock, projeto da Cadillac Dinossauros vai distribuir pratos de quirera
7 de setembro de 2018 às 14:23
(Divulgação/Nicolas Pedrozo Salazar)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A banda ponta-grossense Cadillac Dinossauros está reunindo música com o sabor de uma boa refeição. O projeto ‘Rock com Quirera’, aprovado pelo Edital para Circulação de Espetáculos Musicais em Ponta Grossa, tem como público pessoas em situação de rua, que poderão se aquecer ouvindo rock e comendo um caprichado prato de quirera com carne suína. O projeto é financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, depositado pela Prefeitura de Ponta Grossa, e gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

A primeira apresentação aconteceu na fria noite da última terça-feira, 04, na Concha Acústica ao lado da Estação Saudade. Além da refeição, preparada pelo chef Ivo Diego Schoemberg, foi disponibilizado espaço para doação de roupas, que serão destinadas à campanha do agasalho. Segundo o músico Billy Joy, proponente do projeto, o objetivo “é reunir o alimento do corpo e da alma, proporcionando à população mais carente uma apresentação artística com repertório autoral e uma refeição quentinha para aquecer o frio do inverno. Foi uma experiência fantástica”. Formada em 2006 por David Barros no vocal e guitarra, Hugo Alex no baixo e Billy Joy na bateria, a Cadillac Dinossauros tem quatro discos gravados e foi ganhadora de importantes prêmios nacionais. Atualmente, a Cadillac se prepara para lançar seu quinto disco, com previsão para 2019.

Para Cibele Taborda, assistente social e coordenadora do CREAS POP, que atende às pessoas em situação de rua em Ponta Grossa, todos os projetos voltados para esta população são muito importantes e bem-vindos, “pois proporcionam experiências diferentes dos que eles estão habituados, aproximando a cultura para mais perto deles e gerando também reflexões que despertam dons e interesses”. Os próximos shows do projeto Rock com Quirera acontecem neste sábado, dia 8, às 19h, e na terça-feira, dia 11, às 20h, sempre na Concha Acústica ao lado do Paraguaizinho.

O Edital para Circulação de Espetáculos Musicais em Ponta Grossa selecionou 10 projetos, com prêmios de R$ 3.600,00, como forma de estimular a produção musical e a formação de plateia. Ao todo serão 30 apresentações que deverão acontecer até o final de outubro, todas gratuitamente e em locais de abrangência pública, como espaços destinados à recreação e lazer localizados em vilas periféricas, associações comunitárias, assistenciais, culturais e ou educacionais, ONGs, projetos sociais, terminais de ônibus e escolas.

“Os editais lançados este ano com recursos do Fundo Municipal de Cultura irão promover ainda mais a democratização das ações culturais em Ponta Grossa. Serão R$ 262 mil investidos em editais para circulação de espetáculos de música, teatro, circo e dança, produção de fotografias e documentários, oficinas em comunidade periféricas, concursos literários, exposições, entre outros. E o melhor é que grande parte das ações estão sendo direcionadas para as comunidades, nos quatro cantos da cidade”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante.