Correio dos Campos

VI Congresso de Educação e Feira do Livro 2018 serão lançados nesta quarta na ACIPG

4 de setembro de 2018 às 14:50
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Pelo sexto ano seguido, a Secretaria Municipal de Educação realiza extensa programação direcionada a profissionais da Educação e a Feira do Livro 2018, com mais de 200 atividades abertas ao público. Evento será de 07 a 15 de setembro, com lançamento oficial nesta quarta (05) na ACIPG, às 19 horas.

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quarta-feira, dia 05, às 19 horas, na ACIPG, o lançamento da 6ª edição do Congresso de Educação de Ponta Grossa – Leitura e Formação de Leitores, que ocorre junto com a Feira do Livro 2018. Personalidades da Educação, intelectuais, empresários e profissionais da área conhecerão mais sobre o principal evento do setor no Paraná, que será realizado de 07 a 15 de setembro.

O tema deste ano segue o conceito desenvolvido pela SME: Ponta Grossa Narra. Desta vez, um complemento diferente: A leitura em diferentes contextos. “Com isso queremos demonstrar que uma cidade que lê, formada por leitores, é uma cidade que tem condições de narrar sua própria história, de construir sua narrativa no mundo. Mostramos também que a leitura se dá em diversas situações do cotidiano. Ela acontece em tempo permanente, em diferentes contextos. Estamos o tempo todo lendo e interpretando o mundo”, narra a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Enquanto o Congresso de Educação recebe palestrantes, oficineiros e estudiosos de todo o Brasil e é direcionado aos profissionais da área e outros interessados, em mais de 70 atividades, a Feira do Livro é aberta ao público e reserva mais de 100 atividades literárias, performances artísticas, contações de histórias, teatro, dança e outras atrações. O Congresso ocorre em vários pontos da cidade, enquanto a Feira será no Parque Ambiental. A exposição de onze editoras e livrarias será na Estação Arte, também no Parque, na esquina com o Terminal Central.

O professor Ezequiel Theodoro da Silva, titular da Faculdade de Educação da Unicamp, será um dos convidados do VI Congresso de Educação. Ele acredita que a pluralidade e grande adesão dos profissionais da cidade é um diferencial dos eventos em Ponta Grossa. “Aqui ocorre algo diferente, porque você vê interlocutores na plateia, que não costuma ver em outras cidades. Fazendo a leitura do auditório, você vê merendeiras, funcionários de todas as áreas da escola, não somente professores. Esta distinção a respeito de quem tem o valor do educador, é uma diferença significativa. O Congresso é aberto a todos os profissionais que atuam na organização da escola, desde a merendeira até a diretora. Isso não se costuma ver em todos os lugares”, anota.

A Feira do Livro é um evento aguardado não somente por grandes estudiosos, mas também pelos novos. Boa parte formada por alunos ávidos por leitura. Eles sabem que é nesta época que a diversidade da biblioteca das escolas aumenta, com a aquisição de mais obras literárias pelas escolas, com os recursos cedidos pela SME. Uma destas crianças é Natan Rafael Antunes, aluno da Escola Cláudio Mascarenhas, no Distrito de Uvaia. Ele tem uma opinião formada sobre o evento. “Eu adoro a Feira do Livro. Acho que é um bom projeto, porque a leitura é muito importante. Acho que os livros têm uma certa magia, que me deixam encantado”, afirma o menino.