Correio dos Campos

Prefeitura oferece cursos gratuitos em unidades móveis

Quase 150 vagas estão sendo viabilizadas com o investimento municipal de R$ 55 mil
29 de agosto de 2018 às 18:06

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta quarta-feira (29) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, fechou um convênio com o Senai para lançar o projeto “Três Eixos do Conhecimento”, que ofertará cursos de capacitação em unidades móveis. O investimento municipal é de cerca de R$ 55 mil; são quase 150 vagas disponíveis e as inscrições já estão abertas.

Inicialmente estacionadas no Parque Ambiental, as salas de aula itinerantes, pertencentes à frota do sistema Fiep, ofertarão quatro cursos profissionalizantes, relacionados a elétrica predial e mecânica de automóveis e motocicletas. Com o investimento da Prefeitura todos os cursos serão oferecidos gratuitamente, e terão turmas simultâneas durante a tarde e a noite.

A diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, explicou o nome do programa. “Os cursos serão realizados em carretas, e nenhuma funciona sem eixos que, nesse caso, são a Prefeitura, o Senai e a população”, apontou ela, que também contou que foi feita uma pesquisa prévia para identificar a demanda dos cursos ofertados.

O estudo foi feito junto à Associação Comercial, Industrial de Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), e o diretor de qualificação da instituição, Paulo Veiga, lembrou da parceria entre o governo e ACIPG. “Nunca houve tantos projetos e convênios promovidos. Esses cursos são necessários para a população”, ressaltou Veiga.

O secretário municipal de Governo, Mauricio Silva, frisou a importância da oferta de oportunidades para o diferencial da cidade. “Nós lutamos para que as pessoas tenham oportunidades, e ouvimos que Ponta Grossa se destaca pela qualidade da mão de obra local”, disse Silva.

O prefeito Marcelo Rangel concordou e destacou que projetos como esse beneficiam todos os segmentos do mercado de trabalho. “Nós como governo devemos estender a mão para todos os setores econômicos, tanto aos empresários quanto aos trabalhadores”, mencionou o prefeito.

O gerente das unidades de negócios do Sistema FIEP em Ponta Grossa, Robson Gravena, afirmou que estes cursos já possuem uma alta demanda no próprio Senai. “Qualificação, além de gerar emprego e renda, é emancipatória, e ajuda a atrair novos investimentos e desenvolvimento para a cidade”, avaliou o gerente.

Também participaram da cerimônia os demais diretores da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, o executivo do Sindilojas Rafael Ribeiro, a diretora do Siemaco Silva Lima, o presidente do Conselho Municipal do Trabalho Adir Ferreira de Jesus, os vereadores Rudolf Polaco, Florenal e Celso Cieslak e um representante da vereadora Rose.

Serviço

As aulas iniciam no dia 17 de setembro e as inscrições devem ser feitas pessoalmente na Sala de Qualificação Profissional, localizada no quarto andar do Paço Municipal (Av. Visconde de Taunay, 950). O telefone para contato é 3220-1000 ramais 1370 ou 1250.

Os requisitos para todos os cursos são idade mínima 18 anos e escolaridade mínima ensino fundamental completo. Confira a seguir as especificações: Noções de Mecânica de Motocicletas – carga horária 80h, 16 alunos por turma, 2 turmas; Mecânica de Automóveis – carga horária 80h, 16 alunos por turma, 2 turmas; Eletricidade Básica Residencial – carga horária 40h, 20 alunos por turma, 2 turmas; Instalação de Alarmes, Cerca e Portão Eletrônico – carga horária 40h, 20 alunos por turma, 2 turmas.