Correio dos Campos

Diabéticos recebem acompanhamento através de programa

29 de agosto de 2018 às 18:28

IMPRENSA/Ponta Grossa – Ponta Grossa conta com quatro equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) que elaboram diversas atividades em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Umas das ações em parceria é o projeto desenvolvido pela UBS Egon Roskamp, no Núcleo Residencial Santa Paula, com pacientes diabéticos, onde usuários do SUS participam de grupos, recebendo orientações de diversos profissionais.

O último grupo iniciou em junho deste ano e finalizou as atividades na manhã de hoje (29). Os pacientes que participaram são atendidos pela UBS e aguardam consulta com endocrinologista. “Foram selecionados 29 pacientes, porém hoje estamos finalizando o grupo com 12. Foram realizados exames no início do projeto e já deixado agendado os exames para acompanhamento pela equipe para daqui 3 meses após término”, destaca a nutricionista do Nasf, Janiele Lazaroto Mariano.

As reuniões aconteciam quinzenalmente e orientavam sobre o que é a diabetes, tipos, alimentação para pacientes diabéticos, importância da atividade física, os cuidados com as doenças oportunistas principalmente as neuropatias, pé diabético que tem relação com as amputações de membros, cuidado bucal, cuidado com os medicamentos e seu uso racional.

No encontro de hoje foi avaliado o recordatório alimentar dos participantes, realizado uma avalição do projeto e entregue um certificado. “Nós trabalhamos de acordo com a necessidade local, então temos diversos grupos de acordo com o perfil dos pacientes atendidos. Fazemos um filtro e elaboramos os grupos e convidando a comunidade alvo a participar”, explica Janiele.