Correio dos Campos

Acipg, IMM e Núcleo de Educação realizam Feira de Profissão

29 de agosto de 2018 às 15:45

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), o Instituto Mundo Melhor (IMM) e o Núcleo Regional de Educação realizam nesta sexta-feira (31) a terceira edição da Feira de Profissões. A atividade será realizada na sede da Acipg, no centro da cidade, das 8 às 17 horas.

Participarão do evento oito universidades expositoras com a realização de dezenas de cursos.

A Feira é destinada a estudantes de Ensino Médio ou de cursinho que estão em dúvida na profissão que irão escolher. O objetivo é demonstrar os cursos de graduação disponíveis em Ponta Grossa e auxiliar os alunos na escolha profissional. Dessa forma, a feira ajuda a tornar o ingresso na faculdade mais consciente e evitar futuras evasões no período acadêmico.

Para isso, professores e alunos de várias Instituições de Ensino estarão à disposição para tirar as principais dúvidas dos estudantes, distribuindo material informativo e oportunizando a experiência do convívio acadêmico, através de explicações que ilustram o cotidiano das principais áreas de formação que as universidades oferecem.

Os estudantes poderão obter detalhes sobre o funcionamento daqueles cursos com os quais possuem afinidades e coletar informações sobre o campo de atuação profissional em que deseja atuar.

A estimativa é de que participem entre 800 e mil alunos. Além de estudantes de Ponta Grossa, alunos de São João do Triunfo, Ivaí, Wenceslau Braz, Castro e Palmeira devem participar das atividades.

Universidades participantes

Entre as instituições de ensino, estarão presentes a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Unopar, Unicesumar, Secal, Cescage, Sant’Ana, Faculdade Sagrada Família, e Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). Os alunos da UTFPR apresentarão o carro elétrico, desenvolvido por alunos da universidade.

Atividades

As atividades iniciarão com uma palestra com o empresário e palestrante Athos Sá. Por cerca de 30 minutos ele tratará do tema ‘Escolha Profissional’. “Farei um momento inicial com eles para ‘aquecimento’, onde trabalharemos temas como: autoconhecimento e autorresponsabilidade através do Perfil de Preferência Cerebral. Também vou abordar tema como mercado de trabalho e escolha da carreira”, explica Athos.

Segundo ele, a Feira de Profissões é uma excelente oportunidade de trazer o jovem para mais perto do mercado. “É muito difícil nesta idade já ter que definir o que você deseja ser como profissional em sua vida. Por isso, facilitar o acesso a ferramentas e oportunizar ao jovem para que este amplie seu conhecimento sobre mercado são fundamentais neste momento decisivo. Também, a compreensão destes jovens do autoconhecimento e da autorresponsabilidade, fazem total diferença neste processo de escolha de vida pessoal e profissional”, ressalta Athos.

Após a palestra, haverá a visitação dos alunos aos estandes das universidades e faculdade para conhecer mais sobre os cursos ofertados.