Correio dos Campos

Planos Diretor e de Mobilidade Urbana podem receber propostas da população

Nova fase de desenvolvimento dos documentos promove oficinas comunitárias na próxima semana
28 de agosto de 2018 às 14:19

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na próxima semana a população ponta-grossense terá duas oportunidades para discutir o futuro da cidade, apresentar ideias e propor ações relacionadas ao desenvolvimento urbano e a mobilidade. Na segunda (3) e na terça-feira (4) serão realizadas oficinas comunitárias relacionadas aos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob), que estão sendo produzidos pela Prefeitura Municipal, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), junto à Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria.

Com caráter participativo, apenas neste ano já foram promovidos quatro encontros com a população. O último, realizado em formato de audiência pública há duas semanas, finalizou a primeira fase e apresentou os relatórios dos trabalhos, que desenvolveram diagnósticos de Ponta Grossa. Agora, confirme explica o sócio-diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi, será iniciada a etapa de proposições.

“Para o PD serão definidas as diretrizes de uso e ocupação do solo, zoneamento, instrumentos de ordenamento territorial e outras propostas para direcionar os próximos 10 anos do município. No caso do PlanMob, será definida a classificação do sistema viário e as propostas de melhorias e projetos de mobilidade urbana, como novas soluções para os cruzamentos, rotas de ciclovias, rotas de caminhabilidade, itinerários de transporte coletivo, entre outros”, explica Taniguchi.

O presidente do Iplan, Ciro Ribas, destaca que a participação da população é imprescindível para a confecção dos planos. “Nós precisamos da mobilização popular para que esses documentos de planejamento atendam às demandas de quem vive na cidade, seja em qual região for”, apontou ele, destacando a oportunidade concreta da comunidade poder participar ativamente das ações governamentais.

Ambas as oficinas acontecem às 18h30; na segunda-feira (3) o local escolhido é a Biblioteca Municipal Professor Bruno Enei (Olarias), e na terça-feira (4) a atividade será realizada na Unicesumar (Oficinas). A participação é gratuita e aberta para toda a comunidade.

Trabalho de campo

O sócio-diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi, conta que já foram realizadas pesquisas de campo direcionadas ao Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa. “Foram levantadas as informações do transporte coletivo, sistema viário e calçadas. Esse estudo, já finalizado, foi fundamental para a primeira fase e também para carregar o sistema de simulação do tráfego na rede de mobilidade do município. Com essa ferramenta será possível testar várias soluções viárias e de mobilidade, avaliando o seu impacto no trânsito e auxiliando no processo de decisão da implantação – ou não – dessas soluções”, avalia o engenheiro.

Os relatórios da primeira fase de desenvolvimento dos projetos e demais informações sobre os documentos podem ser conferidos no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br.