Correio dos Campos

Prefeitura firma parceria com Emater para fomentar produção agrícola familiar

No encontro também foram entregues mudas de árvores frutíferas e sementes de milho
24 de agosto de 2018 às 18:37

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta sexta-feira (24) o prefeito Marcelo Rangel assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para promover o desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e cultural dos produtores familiares de Ponta Grossa. No encontro a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) também realizou a entrega de kits com 10 mudas de árvores frutíferas e sementes de milho aos cerca de 50 produtores presentes.

O gerente regional do Emater em Ponta Grossa, Osmar Wagner, explica como a parceria funcionará de forma efetiva. “O termo de cooperação visa potencializar o trabalho, para que isso se efetive é necessário um Plano de Trabalho Integrado, onde soma-se o trabalho da Secretaria de Agricultura com o Emater. Cada técnico do Instituto apresenta 50 produtores assistidos que recebem uma assistência personalizada e ainda cerca de mais 100 que são atendidos. A meta do Instituto é que cada um dos três técnicos realize cerca de 150 atendimentos por ano, através de visitas, reuniões, cursos, entre outras atividades para desenvolver ainda mais a produção”, cometa Wagner.

“Essa parceria garantirá que o Emater realize o fomento de produção e de comercialização para desenvolver medidas e técnicas dentro da sua propriedade rural. Garantir que os agricultores tenham uma produção com mais qualidade e um nível maior de produção, com uma otimização de recursos”, explica o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

O produtor Norberto de Almeida tem granja de suínos e um aviário. “Produzimos milho, hortaliças e tudo fica na propriedade, desde que iniciei a produção sempre tive o apoio e incentivo do Emater, o que foi muito importante para mim. Fiquei ainda mais feliz com a assinatura desse termo, porque o povo precisa de mais esse apoio do governo, é uma mão na roda, e hoje ainda ganhamos milho e mudas frutíferas”, relata Almeida.

Caso algum produtor tenha interesse em receber esse tipo de assistência é possível procurar o escritório local do Emater em Ponta Grossa na rua Engenheiro Schamber, número 324, ligar pelo 3224-8787, ou procurar a própria Secretaria de Agricultura, no quarto andar do Paço Municipal.

Cooperativa

O prefeito Marcelo Rangel se surpreendeu com o número de presentes. “Então, hoje temos produtores vindos de Itaiacoca, Bocaina, Uvaia, Guaragi, Colônia Sutil, entre outras localidades. Isso representa que em todos os cantos da nossa cidade há produção, por isso gostaria de propor a vocês a criação de uma Cooperativa Familiar de Ponta Grossa. Neste empreendimento trabalharemos com o projeto da Central de Abastecimento na cidade, e ainda fortalecer o programa Feira Verde com produtos diferentes”, explica Rangel.

A vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, ficou feliz em ver tantas mulheres reunidas. “O evento é voltado para a agricultura familiar, mas o que eu vejo são muitas mulheres guerreiras que me representam. Além disso, o futuro da agricultura está ligado às cooperativas, e sinto que estamos no caminho certo”, finaliza Elizabeth.

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Associação de Hortifrútis de Ponta Grossa, Romualdo Siuta, os vereadores Valtão, Florenal e uma representante do Mingo Menezes, além do chefe do núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Lucas Beraldi Bastos, o gerente Macro Sul do Emater, Antonio Leonardecz.