Correio dos Campos

Prefeitura e ACIPG lançam programa para encaminhamento de estágio

Parceria possibilita integração de bancos de currículos junto ao empresariado
23 de agosto de 2018 às 21:57

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta quinta-feira (23) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), fechou uma parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) que visa a capacitação através do estágio. O programa, denominado “Do estágio ao emprego: Abrindo Caminhos”, irá integrar os bancos de dados da Sala de Qualificação Profissional da Prefeitura e da ACIPG junto aos empresários interessados na contratação de estudantes dos ensinos médio, técnico e superior.

A seleção dos estagiários será feita pela Prefeitura e a ACIPG os encaminhará para as empresas. A diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, destaca que a demanda de jovens que buscam uma oportunidade é grande. “Ponta Grossa é um polo universitário, e como podemos enquadrar todos esses futuros profissionais no mercado de trabalho? Já atuamos com estagiários na Prefeitura, através do programa Primeira Chance, e agora poderemos indicá-los para outros setores, como indústria e comércio”, destaca a diretora.

O secretário da SMICQP, Paulo Henrique Dalle Carbonare, afirma que tanto a Prefeitura quando a ACIPG já têm bancos de currículos extensos, que poderão ser aproveitados pela iniciativa privada. “Agora as empresas poderão utilizar as nossas informações, que incluem entrevistas e perfis, para facilitar no processo de contratação, o que oportuniza uma experiência e possibilita uma efetivação”, analisa Carbonare.

Para o prefeito Marcelo Rangel a mão de obra qualificada é um dos atrativos de investimentos da cidade. “O governo municipal tem uma grande preocupação com qualificação. As nossas empresas precisam de profissionais capacitados, que busquem o desenvolvimento de Ponta Grossa, e a experiência que um estágio proporciona contribui para a formação do acadêmico”, aponta Rangel.

Já o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, destaca que o programa vem para solucionar uma grande necessidade do empresariado. “A maior dificuldade na contratação de profissionais é achar pessoas que estejam capacitadas para trabalhar, e esta parceria irá contribuir com a qualificação da nossa mão de obra”, lembra Fonseca.

Também estiveram presentes na reunião de assinatura da parceria a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, os demais diretores da SMICQP, o vereador Mingo e um representante da vereadora Professora Rose. Da ACIPG participaram o diretor de capacitação, Paulo Roberto Veiga, o superintendente Almir Gaspar Schenfeld, a supervisora comercial, Raissa Machado Ramos e a consultora de vendas Neoli Ferreira Santos.