Correio dos Campos

Freis Missionários completam 45 anos na Diocese

Para marcar a data, reflexões sobre a vida de São Francisco
20 de agosto de 2018 às 12:42
Os frades missionários têm sua sede em Ponta Grossa, há 45 anos. Foto: Acervo da Congregação

COM ASSESSORIAS – Os freis menores missionários completam em agosto 45 anos de presença na Diocese de Ponta Grossa. São duas paróquias, a São Pedro Apóstolo, no Sabará, e a São Francisco de Assis, no Borato; sete padres e seis estudantes, em dois conventos. O aspecto mais relevante da congregação é a missionalidade, seja saindo em missão Brasil a fora, seja na ajuda aos leigos na visita das famílias. “Nessa missão que é tão exigente, de evangelização, segundo o que a Diocese propõe e de acordo com o que intuímos e percebemos quanto às necessidades da paróquia”, acrescenta o pároco da São Pedro Apóstolo, frei João Carlos Mello Cavalheiro.

Frei João Carlos lembra que agir como missionário é o cerne da Igreja Católica. “A congregação é representada por cada frade que trabalha e assessora a comunidade, movimentos e pastorais. Estão sempre na atitude de generosidade e disponibilidade para servir as pessoas”, enfatiza, contando que a sede da congregação fica em Ponta Grossa. A comemoração dos 45 anos na Diocese iniciou já há dois anos, com trabalho de reflexão sobre a regra de São Francisco, o seu testamento, e, as constituições dos Frades Menores, citou frei João Carlos. “Para completar o jubileu de 50 anos haverá ainda toda uma espiritualidade em cima do que foi São Francisco. É um tempo intenso de formação e concentração”.

No último dia 15, os freis celebraram a padroeira da Congregação, Nossa Senhora da Assunção. Além da festa do padroeiro São Pedro Apóstolo, quando são realizados o tríduo e evangelização com visita às casas e ao comércio, uma vez por ano acontece o Cerco de Jericó e o ‘Motocasso’, que, em 2018, ocorreu em julho, com saída da igreja matriz de Carambeí, Paróquia Imaculada Conceição, e chegada na São Pedro Apóstolo, com bênção dos motociclistas, celebração da Santa Eucaristia, distribuição de brindes e lanche. “É um evento que nasceu em Toledo. Aconteceu por três edições lá e veio para cá. Busca a conscientização dos motociclistas, levando em conta o valor da pessoa humana e o respeito no trânsito”, explica o frei. Mais de 100 motociclistas participaram este ano. Em 2019, o Motocasso está programado para maio, mês do trânsito, completa.

Para outubro, a Paróquia São Pedro está organizando a Maratona Franciscana, com saída da igreja matriz da em direção a Comunidade Santa Edwiges, na Paróquia São Francisco. “Terá corrida, corrida de bicicleta e caminhada. Ainda estamos definindo as atividades, na verdade”. Também em outubro, dia 6, ocorre visita à Comunidade Santa Luzia, em uma concentração de todos os paroquianos na ida às casas. A previsão é de que 80 missionários participem.

Preocupados com a questão ambiental, os freis iniciam, no próximo sábado (25), a coleta de óleo de cozinha usado. Os recipientes serão recebidos na secretaria da Paróquia São Pedro Apóstolo, sempre aos sábados, reunidos e recolhidos por uma fábrica de farinha de carne, de Telêmaco Borba. “Os avisos nas missas e celebrações já começaram e os fieis estão sendo orientados a trazerem o óleo em frascos apropriados. É uma atitude de extrema importância para o meio ambiente. É preciso criar essa consciência de respeito à natureza”, avalia frei João Carlos. A empresa destinará à paróquia R$ 0,50 a cada litro recolhido.