Correio dos Campos

Prefeitura realiza caminhada para mobilizar comunidade sobre os direitos da população de rua

17 de agosto de 2018 às 16:43

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social (FASPG), realizou uma caminhada pelos direitos da população em situação de rua. A ação saiu da Praça Barão do Rio Branco, passou pelo calçadão e encerrou no Coreto ao lado da Estação Saudade. Esta atividade é em alusão ao dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta pelos Direitos da População em Situação de Rua. Este evento é em parceria entre os serviços: Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), Casa da Acolhida, Ministério Melhor Viver e Abordagem Social.

Participaram da caminhada os usuários dos serviços do Centro Pop, dos abrigos, da abordagem social e a comunidade em geral. “Nesta data vive-se o aniversário de uma tragédia que, dentre várias, tem a população em situação de rua do Brasil como vítima, o massacre da Praça da Sé, em São Paulo, acontecido em 2004. No decorrer destes anos, essa tornou-se uma data não apenas de dor, mas também um símbolo de luta para a população de rua e todos aqueles que batalham em prol de seus direitos”, explica a diretora do departamento de proteção especial, Thais Verillo.

Passam pelo Centro Pop cerca de 300 pessoas por mês, entretanto nem todas moram na rua, alguns são itinerantes, por exemplo os artistas de rua, que passam um período na cidade, dentre outras situações. “É difícil precisar um número exato de pessoas em situação de rua, porém temos uma estima de umas 50 pessoas que efetivamente moram nas ruas da nossa cidade”, comenta Thais.

Através do Centro Pop a população em situação de rua conta com serviços de informação, comunicação, defesa de direitos, orientação, encaminhamentos para a rede de serviços locais, acesso a documentação pessoal, mobilização com a família, quando ainda há vínculos, estimulo ao convivo familiar, grupal e social, higiene e alimentação diária. Além desses serviços, o município disponibiliza a Abordagem Social que é o resgate dessas pessoas, principalmente quando estão em situação de risco e/ou saúde que necessitem de uma intervenção imediata, logo após esse serviço encaminha para acompanhamento no Centro Pop.

“O serviço de abordagem é realizado por uma equipe da FASPG e também por uma entidade conveniada do município. Temos também casa de passagem, que são vagas exclusivas do Centro POP e Abordagem Social para essa população, que se intensifica no período do inverno. Para isso temos duas entidades conveniada a Casa da Acolhida e Ministério Melhor Viver”, finaliza Thais.