Correio dos Campos

DIA D – População alvo receberá vacina contra Polio e Sarampo no sábado (18)

17 de agosto de 2018 às 14:24

IMPRENSA/Ponta Grossa – Amanhã (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Atenção Primária e setor de Imunização, estará à disposição da comunidade para vacinar o público-alvo da campanha contra Sarampo e Poliomielite. As 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Pais e responsáveis deverão levar as crianças com um ano completo até as de 4 anos, 11 meses e 29 dias para se imunizar.

Até a última quinta-feira (17), 6.036 doses da vacina contra pólio foram aplicadas e 5.996 contra Sarampo. “Temos como meta vacinar 95% das quase 20 mil crianças nessa faixa etária, sabemos que alguns pais têm dificuldade de levar durante a semana, então estruturamos algumas equipes para vacinar nos sábados também, dessa maneira as famílias poderão garantir a saúde de suas crianças e da população também”, comenta a secretária municipal da SMS, Ângela Pompeu.

As salas de vacina estão imunização de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, em algumas UBS é necessário a distribuição de senhas para organizar a ordem de chegada das pessoas e não haver descontrole e desorganização dentro das estruturas e ambientes de aplicação. No Dia D que acontece amanhã será adotado a mesma estratégia, não havendo horário fixo para a entrega de senha e nem limite de aplicação das vacinas. “Percebemos que muitas pessoas acabam indo no mesmo horário, algumas com crianças que estão com o cartão de vacina em dia e outras que tem que tomar várias vacinas de uma vez. Esse processo acaba sendo mais demorado, pois a cada vacina aplicada as equipes devem realizar o preenchimento dos dados, desde as características da criança até qual parte do corpo. É impossível precisar quanto tempo cada criança levará nas salas de vacina. Em época de campanha é necessário que as famílias tenham paciência”, diz a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler.

O objetivo desta campanha é impedir a reintrodução do vírus da poliomielite em nosso país e elevar as coberturas vacinais a níveis protetores contra o Sarampo, fazendo frente à situação epidemiológica observada na região norte do país. Ambas as doenças são de contágio fácil e podem se alastrar rapidamente entre a população, principalmente o vírus do Sarampo, sendo a vacinação a única forma de prevenção. “É importante que todas as crianças sejam vacinadas, isso cria uma proteção importante não só para as crianças, mas para toda a sociedade, cria uma barreira contra a circulação do vírus e contribui com toda a população, inclusive para aqueles que por motivos de doença não possam ser vacinados”, comenta a gerente de imunização, Úrsula Kemelmeier. Para a vacina é necessário levar cartão de vacina, documentação dos responsáveis e também da criança e cartão SUS.

UBS com salas de vacinas

1. Abrahão Federmann (Ana Rita) – rua XV de Setembro, s/nº;
2. Antônio Russo (Centro) – rua Saldanha da Gama s/n – (quase esq. c/ Balduíno Taques);
3. Antônio Saliba (Pq Sabiá) – rua Siqueira Campos;
4. Clyceu C. de Macedo (Santa Terezinha) – rua Papoula, s/nº (próx. à escola);
5. Cyro de Lima Garcia (Oficinas) – rua D. Pedro I;
6. Egon Roskamp (Santa Paula) – rua Castanheira, 216;
7. José Carlos Araújo (Cará-Cará) – rua Quatorze Bis, s/nº (ao lado da escola);
8. Júlio Azevedo (Vila Vilela) – rua Des. Lauro Lopes, esq. Bento Munhoz da Rocha;
9. Lauro Müller (Santa Maria) – rua Tucano s/nº;
10. Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) – av. General Carlos Cavalcanti
11. Madre Josefa Stenmanns (V. Princesa) – rua Bituruna, s/nº – Vila Princesa;
12. Nilton Luiz de Castro (Tarobá) – rua Alfredo Bochnia s/n (fundos da creche);
13. Roberto de Jesus Portela (Ronda) – rua Cruzeiro do Oeste (junto à escola);
14. Romulo Pazzinato (Nova Rússia) – rua Prof. Campos Melo;
15. Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças) – rua Aguinaldo Guimarães da Cunha s/nº;

ZONA RURAL

16. Crutac- Distrito de Itaiacoca;
17. João de Oliveira Bello (Guaragi), rua Tibúrcio Pupo, 95.