Correio dos Campos

Marcio Pauliki e Dr. Magno priorizam tratamento para dependentes químicos

10 de agosto de 2018 às 13:53

COM ASSESSORIAS – Uma das propostas apresentadas em conjunto dos pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal, Dr. Magno e Marcio Pauliki, prevê a ampliação nas comunidades terapêuticas do município. A ideia é garantir total apoio aos locais que recebem pessoas com dependência química para tratamento, buscando recursos junto aos governos estaduais e federais para a manutenção e melhoria dos centros.

As comunidades terapêuticas, normalmente em lugares mais distantes do município, são instituições privadas, sem fins lucrativos, mas que em alguns casos contam com a colaboração de órgãos governamentais e é exatamente aí que os pré-candidatos pretendem atuar. “Precisamos reconhecer o trabalho desenvolvido pelas instituições, dando auxílios a elas e colocando em prática um espaço de diálogo para a prática de gestão compartilhada, ou seja, entre poder público e privado”, ressalta Marcio Pauliki.

De acordo com Dr. Magno, um dos focos é agregar ainda mais para as instituições que já fazem um belo trabalho sozinhas, lutando assim para conseguir um repasse sistemático e garantido mais vagas para todas as instituições dos municípios, através do Governo Estadual. “Sabemos bem, que as comunidades realizam diversos esforços para manter os locais, reconhecemos que esse trabalho é imprescindível e cada vez mais importante. Por isso, queremos auxiliar nas dificuldades que existem na recuperação do dependente, por se tratar de algo de alta complexidade, conseguindo assim uma verba para manutenção e ampliação” explica. “Afinal, a dependência é uma doença crônica, grave e que piora com o passar do tempo, ou seja, uma questão de saúde pública que devemos cuidar”, destaca.

Desde os primeiros momentos da internação, o usuário precisa de um acompanhamento psicológico, pois dessa forma a readaptação poderá ocorrer da melhor forma. Além disso, o especialista irá também contribuir para que alguns dos distúrbios causados pela abstinência sejam aliviados. “As comunidades e os profissionais são os responsáveis pela volta do indivíduo na sociedade, uma vez que através de todo um trabalho desintoxicam, tratam e auxiliam os dependentes químicos a voltarem ao convívio social”, conclui Pauliki.