Correio dos Campos

Stocco quer ‘aviso prévio’ a mudanças no transporte público

Vereador é autor de projeto de lei que prevê "aviso antecipado" em caso de mudanças de rota ou linhas do transporte público.
6 de agosto de 2018 às 16:33
Foto: Kauter Prado/CMPG

COM ASSESSORIAS – A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou durante esta segunda-feira (6), em primeira discussão, o projeto de lei (PL 273/2018) de autoria do vereador Geraldo Stocco (Rede). A medida torna obrigatório o aviso, com uma semana de antecedência, de mudanças no trajeto das linhas do transporte coletivo. A proposta também traz alternativas para quando as vias forem interrompidas em caso de acidentes.

De acordo com Geraldo Stocco, a proposta de alterar a lei 7.018/2002, que trata da concessão do transporte coletivo, aconteceu depois de mudanças nas linhas que passavam pela avenida Vicente Machado. “Naquele momento, a AMTT realizou testes da retirada de ônibus da principal via de comércio da cidade, mas não avisou a população de forma adequada. Recebemos dezenas de reclamações no nosso gabinete”, contou Stoco.

Na proposta de Stocco, toda alteração no trajeto das linhas de ônibus em Ponta Grossa, seja ela permanente ou definitiva, deverá ser informada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) com uma semana de antecedência, com afixação de cartazes nos pontos de ônibus e publicação em Diário Oficial. “Isso é necessário para evitar transtornos na vida das mais de 100 mil pessoas que usam o transporte público”, defende Geraldo.

O próprio vereador apresentou outro aditivo ao texto ressaltando que em casos de acidentes que provoquem obstrução de vias e a consequente mudança nos trajetos de ônibus deverá ser justificada pela AMTT em no máximo 24 horas. A proposta de Geraldo será novamente votada na quarta-feira (8) antes de ser enviada à avaliação do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).