Correio dos Campos

Professora Esméria Saveli representa a Educação de PG na Bienal do Livro

Secretária de Educação de Ponta Grossa foi convidada por editora para roda de debate entre autores e o público em evento na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
6 de agosto de 2018 às 17:49

IMPRENSA/Ponta Grossa – A secretária municipal de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria de Lourdes Saveli, representou o município em evento na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Ela foi convidada pelas práticas de gestão realizadas na cidade e também como autora de obras na área da Educação. Esméria participou de uma roda de discussões com outros autores e com o público, além de uma sessão de autógrafos. A Bienal de São Paulo é o evento sobre leitura e literatura mais importante da América Latina.

A participação da professora Esméria Saveli foi no último sábado (04), a convite da Editora Palavras Arteiras, localizada no Estande Ler Faz Bem. Além do relançamento de seu livro, Leitura na Escola – As representações e práticas de professores, ela levou práticas e atividades realizadas em Ponta Grossa para conhecimento do público. A Bienal é realizada no Parque Anhembi, em São Paulo, até o dia 12 de agosto.

Jane Schirley Escodro Ferretti, professora, foi uma das visitantes do estande a receber o autógrafo da professora Esméria. Secretária de Educação do município de Indaiatuba (SP) por 25 anos, ela conhece os desafios da gestão, entre eles o incentivo à leitura. “Quem entra na Educação, se apaixona e deixa sempre uma semente. São alunos, colegas, que vão compondo o ideal de Educação. Essa troca de conhecimentos é salutar e apaixonante. Quando a gente entra em uma obra de outra pessoa, busca sempre o pensamento daquela obra. Uma frase da professora dá uma tarde de discussão. Com estes trabalhos podemos discutir, sonhar, falar, aprofundar nossos conhecimentos”, observa ela. Assim como Esméria, ela é doutora na área da Educação.

Esméria destaca a relevância de levar o nome de Ponta Grossa à Bienal do Livro. “Em um primeiro ponto, trata-se do lançamento da obra. Em um segundo ponto, nossa presença se deu muito em função dos eventos que realizamos em Ponta Grossa, de 7 a 15 de setembro, que são a Feira do Livro e o Congresso de Educação. Este evento já é conhecido pelas pessoas que estão presentes em eventos como a Bienal, e é também nestes locais que vamos buscar as nossas atrações. Estes autores transitam em espaços como este, em que o livro e a leitura estão presentes”, anota Esméria.

Ela destaca também a importância dos eventos para a formação dos leitores, tema da obra apresentada por ela. “A leitura é muito importante para a escola. Não se trata apenas de decifrar o código alfabético, é a representação e a compreensão que a criança faz a partir do escrito. Essa concepção precisa estar presente na escola, assim muda-se a prática de leitura , e assim vamos transformar os alunos efetivamente em leitores”, acredita.