Correio dos Campos

6º Congresso Estadual de Cidades Digitais será realizado em PG

6 de agosto de 2018 às 18:28

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde desta segunda-feira (6) o prefeito Marcelo Rangel recebeu em seu gabinete o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho. O encontro foi realizado para acertar detalhes do 6º Congresso Estadual de Cidades Digitais, realizado nos dias 13 e 14 de setembro, na semana da comemoração do aniversário da cidade. Prefeitos, gestores públicos, vereadores e empresários participam do evento considerado o principal encontro de tecnologia voltado para as administrações municipais do Estado. Além de Prefeituras paranaenses, representantes de outros seis Estados (SP, MG, PE, RS, SC e MS) já estão inscritos para evento que ocorrerá na região dos Campos Gerais por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de Ponta Grossa.

Ponta Grossa já conta com várias iniciativas que usam a tecnologia digital como por exemplo, Portal da Inadimplência, Portal Coleta Seletiva, Ferramenta inadimplência por rua, Prefeitura 156, Programa PG Conectada, Newsletter Agenda Cultural, Estar Digital, Quintas da Saúde, Alvará Online para MEI e Sala do Empreendedor Digital. “Estamos cada vez mais envolvidos com a tecnologia, melhorando os serviços para a população e a administração dos mesmos dentro da própria Prefeitura. Trabalhar com a tecnologia e expandir a rede de Wifi no município é realizar a inclusão Digital dos cidadãos ponta-grossense”, destaca Rangel.

As inscrições para o Congresso são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O passou a ser referência para muitos gestores, na busca por soluções, por focar nas demandas existentes na maioria das cidades. Entre os temas abordados no evento, estão as Parcerias público-privadas, modelo de negócio que tem gerado retorno positivo para as cidades. A programação completa, que contempla políticas públicas, soluções de mercado e modelos em andamento nos municípios, deve ser lançada nos próximos dias.

Prefeitos Inovadores

Durante a sexta edição do Congresso Paranaense de Cidades Digitais também serão homenageados os prefeitos que estão investindo em tecnologia para otimizar a gestão pública. A seleção acontece de duas formas: através de um mapeamento feito pela Rede Cidade Digital e ainda pelos projetos submetidos para análise. Os municípios que possuem iniciativas digitais em andamento podem inscrever-se até o dia 6 de setembro no site do evento para concorrer ao título. “O objetivo é dar visibilidade aos prefeitos que estão investindo em tecnologia para melhorar a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, a comunicação com os munícipes e o que considero o mais importante das cidades digitais e inteligentes: que estão resultando em melhor qualidade de vida das pessoas”, explica Marinho.