Correio dos Campos

ACIPG implementará Plano de Resíduos Sólidos

Empresa contratada apresentou diagnóstico da situação da entidade.
25 de julho de 2018 às 11:57

COM ASSESSORIAS – A empresa Welt Ambiental apresentou para a Diretoria da ACIPG, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da entidade. A medida visa ao cumprimento da legislação quanto à redução da produção, a coleta, o transporte e a destinação final adequada destes resíduos. O não cumprimento da lei poderá acarretar em dificuldades para liberação e atualização de alvará.

Caroline Schoenberger, diretora executiva da Welt Ambiental, comenta que no Brasil, desde 2010 os PGRS são obrigatórios para um determinado grupo de empresas. Ela conta que a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem nos Planos de Resíduos Sólidos um forte instrumento de aplicação da Lei 12.305/2010. Em Ponta Grossa, a lei está regulamentada através do Decreto 10.994/2016. “O PGRS contribui para a redução da geração de resíduos orientando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos mesmos”, disse a diretora da empresa.

De acordo com Caroline, o PGRS é realizado em fases e a etapa executada na ACIPG neste momento compreende no diagnóstico da situação da instituição. “A elaboração do PGRS deverá auxiliar na identificação dos pontos de geração de cada tipo de resíduo, possibilitando a verificação quanto a possíveis desperdícios no processo produtivo, promovendo a redução da geração de resíduos ou apontando a possibilidade de reutilização de resíduos segregados adequadamente”, explica.

Presidente da Câmara Técnica de Meio Ambiente da ACIPG, Caroline salienta que atualmente a Prefeitura está vinculando o PGRS na atualização e liberação do alvará. “A regra vale para grandes geradores de resíduos, que produzem mais de 100 litros por dia. O volume é calculado em maneira geral, considerando tudo o que se produz de resíduos, desde efluentes de banheiro, o papel sulfite descartado, embalagens de isopor, lixo orgânico, entre outros”.

Com o plano aprovado pela prefeitura e entregue para a ACIPG, a administração será responsável pela organização geral da gestão dos resíduos, bem como na observação do cumprimento das diretrizes que se dá por meio de inspeções regulares. “Além disso, cada colaborador e associado é responsável pela sustentação da gestão dos resíduos, especialmente na reutilização e reaproveitamento de forma estratégica”, elucida Caroline, que salienta que a conscientização e a devida destinação dos resíduos já está em nível avançado na ACIPG.