Correio dos Campos

Arquitetura de “Alta Costura”: projetos únicos garantem exclusividade ao cliente

Personificação e custo benefício para diferentes ambientes - comerciais e residenciais - são algumas vantagens, segundo arquitetos.
24 de julho de 2018 às 17:59
Nova sede do Consaúde em Ponta Grossa (PR), projeto arquitetônico do L+W Arquitetos / Foto: Alexandre Hilbert

COM ASSESSORIAS – Reformar, redecorar ou construir uma casa ou escritório é sempre um desafio. Os proprietários se deparam com a indecisão e com dificuldades na hora de escolher a melhor maneira de deixar aquele ambiente – residencial ou comercial – como sempre sonharam. Qual cor pintar as paredes, quais objetos usar para decorar e quais móveis optar para compor os ambientes, mexer ou não na estrutura existente?

Com as diversas opções de produtos no mercado, nada melhor que um especialista para ajudar a responder essas perguntas. Em muitos casos de reforma ou construção, os projetos sob medida mostram grandes vantagens, principalmente pela exclusividade. Assim como uma roupa sob medida, os projetos exclusivos dão a liberdade ao cliente em escolher cores, materiais e acabamentos que deseja. Abrem várias possibilidades para criatividade e atendem a necessidade de cada ambiente.

A arquiteta Lorena Damo Comel, sócia da L+W Arquitetos, explica que esse tipo de projeto é realizado exatamente conforme especificações dos clientes, sempre com o auxílio de seus arquitetos. “Na opção de projetos que também chamamos de “alta costura”, por ser único, o cliente tem poder de escolha sobre os acabamentos e detalhes que serão usados no desenvolvimento de cada etapa. Juntos, vamos analisando as melhores opções de acordo com cada ambiente, projeto e investimento”, explica.

Além disso, um ambiente sob medida garante um visual mais organizado, uma aparência mais sofisticada, otimização de espaço e padronização. Segundo Welton Zaziski Gomes, também arquiteto da L+W, esse tipo de projeto leva um tempo variável, pois depende de cada cliente. “Levamos em conta várias questões: o tamanho do projeto, os ambientes que serão trabalhados, o perfil do cliente. E isso também demonstra exclusividade”, aponta.

O diferencial de trabalhar com profissionais de arquitetura, como explica Lorena, está na visualização do ambiente como um todo. “Não desenvolvemos só os móveis, como acontece em caso de marcenarias, mas juntamos a harmonização dos móveis com acabamentos, objetos de decoração, se há a necessidade de obras, ampliação ou otimização de espaço”, finaliza ela.