Correio dos Campos

Stocco cobra mais segurança para os ciclistas

Vereador ressalta que só em 2018 já foram três acidentes fatais envolvendo ciclistas em Ponta Grossa.
23 de julho de 2018 às 21:47

COM ASSESSORIAS – O vereador Geraldo Stocco (Rede) cobrou nesta segunda-feira (23) medidas da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para garantir mais segurança no trânsito da cidade. De acordo com o parlamentar, apenas em 2018 três ciclistas foram vítimas fatais de acidentes de trânsito registrados no município – a última morte aconteceu neste sábado (21) no Jardim Los Angeles.

Stocco realizou há pouco mais de um mês uma audiência pública para discutir a mobilidade urbana no município – o encontro debateu, entre outras demandas, a necessidade de melhoria na segurança e estrutura oferecida aos ciclistas. “Além de instalar ciclovias dentro do padrão recomendado, é urgente a necessidade de se conscientizar motoristas sobre questões de segurança no trânsito”, contou Stocco.

Após a audiência pública realizada na Câmara, o vereador da Rede Sustentabilidade enviou uma carta ao Poder Executivo recomendando a implantação de uma ciclovia na Avenida Souza Naves, devido ao número elevado de veículos que transitam no local. Além da Souza Naves, outros dois pontos da cidade necessitam da implantação da ciclovia, de acordo com a carta: a antiga linha de trem entre Uvaranas e Vendrami e também entre o Jardim Paraíso e o Passo do Pupo, em Itaiacoca.

O vereador defende ainda que além de medidas que requerem maior investimento e planejamento, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) poderia adotar outras propostas mais simples para minimizar o problema existente. “Em Ponta Grossa, temos ruas antigas e estreitas, isso complica ainda mais a convivência entre ciclistas e motoristas. É preciso investir em conscientização”, conta o vereador.

Integração com o transporte público

Geraldo Stocco é defensor da integração do sistema de transporte público com medidas cicloviárias – o vereador apresentou um projeto que propõe a instalação gradativa de racks para transporte de bicicletas nos ônibus. “Essa é uma maneira de começar a modernizar um sistema de transporte público que está prestes a entrar em colapso”, defendeu Stocco ao falar sobre o projeto.