Correio dos Campos

Festival de Música e CineSesc promovem mostra de filmes sobre música

17 de julho de 2018 às 17:56

IMPRENSA/Ponta Grossa – A divulgação da programação do 10º Festival de Música de Ponta Grossa segue intensa. Além dos shows, concertos, debates, masterlcasses e atrações já confirmadas, a Fundação Municipal de Cultura e a Fecomércio/SESC Ponta Grossa realizarão uma mostra especial de cinema, com filmes que retratam um pouco sobre a história da música brasileira. As exibições da Mostra CineSesc de Música acontecem no auditório B do Cine-Teatro Ópera, com entrada gratuita.

A primeira sessão será no sábado, 21, às 16h, com o filme ‘Tropicália’, dirigido por Marcelo Machado e lançado em 2012. Um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee e Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, ‘Tropicália’ nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil. A classificação é 12 anos.

Na segunda-feira, 23, às 19h, será exibido o filme ‘Uma Noite em 67’, lançado em 2010 e dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil. Com classificação livre, o filme faz um resgate histórico do 3º Festival de Música Popular Brasileira, em outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos e Edu Lobo, entre outros. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.

A programação da Mostra CineSesc de Música encerra com o filme ‘Raul – O Início, o Fim e o Meio’, de Walter Carvalho (2011), no dia 27, sexta-feira, às 19h. Enquanto o mundo fervilhava no ritmo frenético de Elvis Presley, um menino da Bahia deu a luz ao rock no Brasil. Um jovem sem limites que conquistou o coração e a mente de milhares de fãs, Raul Seixas foi um homem que virou mito. O filme desvenda, por imagens raras de arquivo, encontro com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do rock brasileiro. O filme é indicado para maiores de 14 anos.

Programação completa

Ao todo serão onze dias de atividades durante o 10º Festival de Música de Ponta Grossa. A abertura oficial será nesta sexta-feira, 20, às 20h, no Cine-Teatro Ópera, com a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa apresentando a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky. O concerto tem entrada gratuita. No sábado, 21, será a vez do Coro Cidade de Ponta Grossa subir ao palco e comemorar seus 10 anos de histórias e cantorias.

No domingo, 22, às 18h, a Cia de Teatro Diálogos Culturais apresenta o espetáculo ‘Travessia’, uma homenagem às composições de Milton Nascimento. Logo em seguida, às 20h, a noite encerra com o renomado concerto de violões do Brazilian Guitar Quartet, vencedores do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica. A partir de segunda-feira, 23, toda noite haverá recitais de música erudita no Centro de Música, sempre com entrada gratuita.

A programação pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura), pelo www.facebook.com/festivaldemusicapg ou pelo aplicativo Cultura Paraná, que pode ser baixado gratuitamente no celular. O Festival de Música é realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem o patrocínio do Alfa Plus e promoção da RPC.