Correio dos Campos

Prefeitura quer fomentar turismo rural com acesso ferroviário

16 de julho de 2018 às 18:48

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na última sexta-feira (13), o prefeito Marcelo Rangel e o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) Edgar Hampf fizeram uma visita técnica à represa de Alagados. A inspeção do local serviu para averiguar as condições para o tráfego de passageiros pela linha que liga a estação de Uvaranas até a barragem. A proposta da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fumtur, é fomentar o turismo rural no Alagados com um acesso ferroviário até o local. O trajeto foi realizado por um veículo ‘auto de linha’ da Rumo Logística, detentora da concessão ferroviária em Ponta Grossa.

“O nosso objetivo é ter um serviço de transporte de trem regular de Ponta Grossa à região de Alagados. A diretoria da Rumo deixou claro que há um grande interesse no ajuste da aliança com a Prefeitura, para retomarmos o transporte turístico pela linha férrea em Ponta Grossa. O que nós queremos é desenvolver o Alagados como polo turístico. E nesse caso o trem não será a atração principal e, sim, o meio de transporte para irmos até o local. Pudemos acompanhar na vistoria paisagens deslumbrantes, passamos por pontes e viadutos muito bonitos, além de todo o cenário que ajuda muito. Quem for até o local poderá explorar o turismo rural e inédito naquele local”, avalia o presidente.

O prefeito Marcelo Rangel acompanhou a inspeção e relatou sobre a expectativa em relação à iniciativa. “O projeto que estamos construindo tem como objetivo atrair turistas não só de Ponta Grossa, mas de todo Brasil. Já resgatamos um pouco da memória ferroviária na região com o projeto Caminhos de Ferro, e ainda queremos e faremos mais”, disse Rangel.
Hampf ainda reitera o papel da Fumtur nesse processo. “Nós fomentaremos o turismo através da oferta turística. Para isso, é necessário ter restaurantes no local, hotel, pedalinhos, estabelecimentos para locar caiaques, bicicletas e demais produtos para, assim, atrair visitantes”, afirma o presidente. No passeio também estiveram presentes os diretores da Rumo, Marcelo Fiedler e Andrea Mercaldo, e o chefe de gabinete do executivo, Alessandro Lozza e do vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg.

Como vai funcionar

A ideia contempla um passeio de ida no sábado pela manhã e a volta seria no período da tarde. “O nosso desafio é desenvolver todo o potencial turístico daquela região com uma linha de transporte regular de trem funcionando todo o final de semana. Além disso, a experiência ainda conectaria os turistas com as atrações turísticas que tem ali perto. Em um raio de 10 km mais ou menos, é possível visitar a Capela Santa Bárbara, diversas trilhas, a Cachoeira do Rio São Jorge, Mariquinha, entre outros pontos”, explica o presidente da Fumtur.

A expectativa da Fundação é restaurar a ‘Locomotiva 250’ que está no Complexo Ambiental. “Gostaria de adiantar e reforçar que a nossa preferência é pela recuperação da nossa locomotiva. Mas a Prefeitura vai apenas garantir através da operacionalização da linha, que não será mantida pelo órgão, permitir que as pessoas cheguem até o local através do trem. A responsável pelo transporte será escolhida por licitação e, com isso, ficará a cargo da instituição contratar maquinistas e demais funcionários para operar os passeios”, disse Hampf.

O preço dos ingressos será mais acessível aos munícipes e demais turistas, que ainda contarão com uma estrutura turística no local. “Sempre friso que turismo é indústria, se o fomentarmos ainda vamos gerar empregos. Isso impactará no comércio, já que turismo é viajar, comer e comprar. Assim, criaremos oportunidades para os moradores de Ponta Grossa e região”, finaliza Hampf.