Correio dos Campos

Festival de Música de Ponta Grossa apresenta programação especial para crianças

16 de julho de 2018 às 11:20

IMPRENSA/Ponta Grossa – No feriado do dia 26 de julho, o 10° Festival de Música de Ponta Grossa terá uma programação especial para os pequenos fãs do rock e da diversão. Serão duas atrações no Complexo Ambiental, em um espaço montado próximo ao parque infantil. A realização é da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e todas as atrações do festival são gratuitas.

Às 16h, a Trupe Arnica, de Curitiba, apresenta o show Rockinho, uma verdadeira aula de rock para crianças – sem idade mínima nem máxima para a plateia, é claro. O show interativo trará um repertório de clássicos do rock and roll, informações sobre instrumentos e figurino característico, provando que é possível unir as aulas de música e de história com a diversão.

Logo após, às 17h30, o público poderá bailar ao som banda ponta-grossense Lamalaika, com muita música latina, africana e brasileira. O grupo promove a interação de diferentes vertentes e expressões influenciadas pelo afrobeat, highlife, jazz, carimbó, frevo, guitarrada, funk, samba de roda, ska e dub.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy, esta é uma oportunidade para apresentar às crianças novas experiências sonoras e musicais. “Pensamos nestas atrações voltadas aos pequenos numa proposta de formação de plateia. É muito importante que, desde cedo, os pais mostrem às crianças as diversas possibilidades que a música oferece, pois isso vai influenciar em sua formação cultural e humana. Além disso, as atrações escolhidas com certeza vão fazer as crianças se divertirem muito”, ressalta.

Além dos shows, o 10º Festival de Música de Ponta Grossa vai oferecer atividades de Musicalização Infantil, com as profissionais Haydeé Gorozito e Letícia Lass, de Curitiba. Serão quatro turmas, nos dias 24 e 25 de julho, com duas faixas etárias: 5 a 8 anos e 9 a 12 anos. O objetivo é incentivar a percepção musical e a audição de novas sonoridades desde criança. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. As vagas são limitadas e as aulas acontecerão no Centro de Música (Conservatório).

A música não pode parar

Também no dia 26 de julho, às 19h30, a Banda Escola Lyra dos Campos recebe, na Concha Acústica, as bandas A Vera, Joãozinho e Blues na Estrada. Os 45 integrantes da Lyra irão tocar, ao lado dos convidados, músicas autorais das bandas com arranjos especialmente elaborados para esta noite.

Já o auditório do Centro de Música irá receber, às 18h30, a cantora lírica Rosana Lamosa, de São Paulo, e alunos para um Recital de Canto. Às 20h30, a programação do feriado encerra com o Recital de Percussão, apresentado por Bruno Oliveira, de Curitiba. Todas as atrações são gratuitas.