Correio dos Campos

Stocco quer democratizar acesso à tribuna da Câmara de PG

Vereador da Rede Sustentabilidade quer regulamentar uso da tribuna do Legislativo por membros da sociedade civil.
13 de julho de 2018 às 19:10

COM ASSESSORIAS – O vereador Geraldo Stocco (Rede) quer democratizar o acesso à tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa. No espaço conhecido como ‘tribuna livre’, que concede 10 minutos do uso da palavra antes do início das sessões, o vereador quer garantir a participação de membros da sociedade civil. A proposta foi oficializada no projeto de resolução interna 3/2018 e ainda será avaliado pelos demais vereadores.

Stocco lembra que atualmente tal concessão do espaço da tribuna já é realizada, mas não está prevista no regimento interno. “O uso da tribuna da Câmara para debater assuntos de interesse público é fundamental. Por isso propus essa mudança no regimento interno para garantir as entidades da sociedade civil organizada o acesso ao espaço, independente de credo ou orientação política”, contou o vereador.

A proposta de mudança no regimento interno tem que ser aprovada por maioria no plenário para garantir a validade da alteração. Stocco quer que qualquer entidade possa ter direito ao uso da tribuna por 10 minutos ininterruptos, tendo apenas que oficiar a Secretaria da Câmara com 24 horas de antecedência. “A Câmara é a casa do povo e a proposta quer garantir o livre direito de expressão da comunidade”, defende Stocco.