Correio dos Campos

Feira Verde: Alunos utilizam o programa como forma pedagógica

9 de julho de 2018 às 18:37

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta segunda-feira (09) uma equipe do programa Feira Verde (FV) realizou a troca de 140 kg de materiais recicláveis, recolhidos pelos alunos da Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela, por 35 kg alimentos. As frutas, verduras e legumes serão entregues pelas crianças ao Asilo São Vicente de Paulo, na terça-feira (10), às 9h. Desde o ano passado a unidade educacional do Parque Nossa Senhora das Graças utiliza o FV como forma pedagógica de ensino, onde conceitos de matemática são aplicados a partir das trocas.

“Já visitei essa escola em outras ocasiões, mas hoje fui surpreendido de uma maneira muito positiva. Pude ver a sensibilização de toda uma comunidade, desde o corpo docente, os alunos e até mesmo os familiares das crianças, que coletaram os materiais recicláveis e se uniram para que essa ação pudesse ser realizada”, comentou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Ivonei Afonso Vieira, que é responsável pelo programa.

A ideia surgiu na própria sala de aula; o terceiro ano matutino da escola, ministrado pela professora Gilmara Baldykowski, apresenta na porta de entrada um controle sobre o que foi arrecadado. “Em meados do mês de março, um aluno levantou a seguinte questão: ‘professora, eu não preciso dos alimentos que nós trocamos no Feira’, com isso, o Aysllan Krüger Cavalli de pronto deu a ideia para que doássemos as hortifrútis para quem mais precisava”, explicou Gilmara.

O pequeno Aysllan de oito anos que deu a ideia já visitou o Asilo na semana passada. “Foi maravilhoso conhecer o local, vi apenas a metade dos idosos e senti muito amor”, relatou o aluno. Tatiane Krüger, mãe do menino, está muito orgulhosa. “Fiquei muito feliz quando soube a ideia do meu filho, que com oito anos já pensa tanto nos outros e quer fazer o bem”, disse Tatiane.

Toda a turma do terceiro ano participou da atividade. Segundo a diretora da Escola, Laureci Terezinha Trzaskos, além dos alimentos serão entregues kits de higiene pessoal com escova, creme dental e sabonete, além de falda geriátrica e algumas roupas. “Desde que escolhemos o local para fazermos a entrega, os alunos começaram a aprender sobre os cuidados com os idosos, já que no dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. Toda a comunidade se uniu com doações, e o nosso aluno deu um banho de cidadania e humanidade”, relata Laureci.

Amanhã (10) os alunos visitarão o Asilo, que abriga 104 idosos, e ainda cantarão uma música para as pessoas que estiverem no local e participarão de uma contação de histórias do livro ‘Colcha de Retalhos’, que conta a história dos personagens que vão reunindo e costurando lembranças – com isso, há o resgate dos valores e memórias que fazem parte da identidade de cada um.