Correio dos Campos

Nucleados realizam visita técnica no Caminho do Vinho

7 de julho de 2018 às 12:13

COM ASSESSORIAS – Organizado pelo Núcleo de Empreendedores em Turismo Rural (Netur), do Programa Empreender, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), juntamente com representantes do Núcleo de Guias de Turismo (Ngtur), o Núcleo de Empreendedores em Vendas Diretas Beleza e Bem Estar (Nevdbbe) e o ACIPG Mulher aconteceu na última quinta-feira (5) uma visita técnica na Rota Caminho do Vinho, na área rural de São José dos Pinhais.

A consultora do Programa Empreender da ACIPG, Lucilene de Fátima Oliveira, explica que o grupo com mais de 20 pessoas visitaram cerca de dez propriedades rurais entre vinícolas, cafés coloniais, restaurante, floricultura e um ‘colhe & pague’ de morangos. “Os participantes foram aprender um pouco com a experiência destes empresários, que conseguiram recursos do Ministério do Turismo para fazer da união de suas propriedades um circuito turístico sustentável”, aponta Lucilene.

Adriana Terezinha Burak, membro do Netur e proprietária de um restaurante na área rural de Ponta Grossa, relata que a grande vantagem de uma visita técnica, é além de compartilhar dificuldades e soluções, poder encontrar iniciativas que podem ser aplicadas no próprio negócio. “Vamos atrás do diferente. Do que não temos em nossa propriedade e percebemos que pode ser aplicado para melhorar o atendimento ao turista, com a maneira de servir, a ornamentação, entre outros fatores”, disse.

Para a diretora de Comunicação e Marketing da ACIPG, Rosmery Kostycz, que também é integrante do ACIPG Mulher, a iniciativa do Netur foi bem-sucedida, pois além de possibilitar a troca de experiência para negócios já existentes no setor, fomenta ideias para novos negócios no turismo de Ponta Grossa. “Aprendemos nos relatos, entre os erros e acertos dos empresários, mas também, analisando o nosso cenário local, pudemos vislumbrar novas oportunidades para o setor em nossa região”, finaliza a diretora.

Sobre a Rota Caminho do Vinho

O Programa Caminho do Vinho instituído pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Acavim, abrange a Colônia Mergulhão e arredores, fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas, a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas, qualidade dos produtos comercializados como o vinho, suco, graspa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transformando a região em um “produto turístico” diferenciado.

Atualmente a Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho”– Colônia Mergulhão, possui 34 propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades como vinhos, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de eventos e lazer, minhocário, pesque-pague, pousada, receptivo local, artesanato entre outras. Mantém ainda hoje edificações típicas da colonização italiana, bem como de outras influências, consideradas de valor histórico, ainda utilizado como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.

A Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (ACAVIM) é quem administra as atividades do roteiro turístico. A associação foi instituída em 18 de junho de 2004, surgindo da necessidade de organizar os empreendimentos envolvidos na rota de turismo, buscando preservar a identidade rural da região, trazida principalmente pela etnia italiana.