Correio dos Campos

Município sedia fase classificatória do Freio de Ouro 2018

20 de junho de 2018 às 16:35

IMPRENSA/Ponta Grossa – Ponta Grossa é reconhecida como um importante polo na criação de Cavalos Crioulos. O município sediará a classificatória do Freio de Ouro 2018, a competição que reúne catarinenses e paranaenses na principal ferramenta de seleção da raça Crioula. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), que realizou a cessão de uso do Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger para que o torneio acontecesse nos dias 21 a 24 de junho na cidade.

“Recebemos de braços abertos esse evento, porque além de fomentar a continuidade da criação de cavalo crioulo nos Campos Gerais ainda é um momento em que proporcionamos a união de famílias no Centro Agropecuário para acompanharem uma competição tão importante. Nós, enquanto Prefeitura, temos o prazer de apoiar essa fase do Freio de Ouro em Ponta Grossa”, comenta o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

Durante os quatro dias de evento, 16 cavalos, sendo oito machos e oito fêmeas, garantirão vagas para a grande final da modalidade em uma disputa neste domingo. O certame será transmitido ao vivo em rede nacional pelo Canal Rural, a partir das 9 horas da manhã. Os classificados disputam a final na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, entre 26 de agosto e 3 de setembro.

Para o presidente do Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos (NCT), Bastian Dykstra, o evento atrairá um grande número de criadores. “O Freio de Ouro é de grande importância para a região dos Campos Gerais, para o NCT e para a raça Crioula, e deve atrair um grande número de admiradores do animal para Ponta Grossa. Sem dúvida um torneio que vem para engrandecer os eventos agropecuários”, espera Dykstra.

Segundo o diretor da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Elinton Nasseh Doná, o Freio de Ouro proporcionará um grande evento. “Será um grandioso torneio de cavalo crioulo em nossa região, para os amantes da raça e até mesmo para o público em geral, que terá a oportunidade de acompanhar o desempenho de ginetes e animais em uma grande disputa em um belo palco”, finaliza Doná.

O Freio de Ouro é organizado pela Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC), tem o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga e o apoio da Supra. Ainda apresenta uma parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da SMAPA, com a Sociedade Rural dos Campos Gerais e com o Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos (NCT).

PROGRAMAÇÃO

21 de junho (quinta-feira)
7h30min – Início do Exame de Admissão – Cat. Fêmeas e Machos
9h30min – Encerramento do Exame de Admissão
10h – Julgamento Morfológico – (Fêmeas)
14h – Julgamento Morfológico – (Machos)

22 de junho (sexta-feira)
8h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
13h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)

23 de junho (sábado)
8h – Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos)
14h – Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)

24 de junho (domingo)
9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Campo)