Correio dos Campos

Colégio Borell recebe capacitação do Escola Restaurativa

20 de junho de 2018 às 11:59

COM ASSESSORIAS – Durante este mês de junho, o Colégio Estadual Professor João Ricardo von Borell du Vernay, de Ponta Grossa, recebeu cursos de capacitação do Projeto Escola Restaurativa. A iniciativa é uma parceria do Instituto Mundo Melhor (IMM), Núcleo Regional de Educação e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Ponta Grossa. Professores e estudantes foram contemplados com as ações.

A Escola Restaurativa consiste em resolver os conflitos no ambiente escolar por meio do diálogo. O programa já é praticado em cinco escolas do município e agora deve ser expandido para outros colégios que queiram adotar essa prática.

“Foi realizada a capacitação dos alunos para que eles criem os projetos voltados à Justiça Restaurativa, com uma fala mais próxima dos alunos. É um projeto piloto desenvolvido com os estudantes no colégio. Estamos preparando o primeiro seminário sobre o projeto para os estudantes da rede estadual”, afirma a diretora do Borell, Claudete Albuquerque.

De acordo com a juíza coordenadora do Cejusc, Laryssa Muniz, a experiência já ocorre há quatro anos em Ponta Grossa e os avanços são significativos. ” Visamos com o projeto da Escola Restaurativa a redução da violência dentro dos muros da escola e que essa redução atinja fora do ambiente escolar, para dentro da casa dos alunos, transmitindo essa mensagem para a sociedade e quando adentrar no mercado de trabalho também vão ter esse potencial”, explicou durante o “I Seminário A Caminho da Escola Restaurativa”, realizado na semana passada em Ponta Grossa.