Correio dos Campos

Sala do Empreendedor oferece serviços online

Site do órgão municipal permite auto-gestão de microempreendedores individuais (MEIs).
15 de junho de 2018 às 00:14

MILLENA SARTORI/Ponta Grossa – Auto-gestão. Essa é a palavra-chave dos microempreendedores individuais (MEIs), modalidade que registra cerca de 11,9 mil empresas em Ponta Grossa. O órgão municipal destinado à assistência dos MEIs é a Sala do Empreendedor, que oferece diversos serviços – tanto através de atendimento presencial, quanto online.

“Hoje o MEI tem tudo o que precisa na internet. A Sala do Empreendedor digital é uma solução inovadora, que auxilia o empresário no seu recurso mais escasso: o tempo”, afirma Tônia Mansani, coordenadora do órgão, referindo-se ao site da Sala.

Entre os serviços disponibilizados na internet estão, por exemplo, emissão de boletos da DAS, declaração da DASN, agenda e inscrições para oficinas de capacitação, tutoriais sobre as ferramentas da modalidade e até técnicas sobre como produzir um plano de negócios.

Novidade desde novembro de 2017, outro documento que pode ser agilizado pelo site é o alvará. Chamado de Alvará Online, desde o seu lançamento já registrou por volta de 900 processos finalizados. “Nós somos a primeira prefeitura do Brasil a desenvolver essa ferramenta, o que nos deixa a frente de outras cidades. Cerca de 30% de todas as empresas ativas de Ponta Grossa são MEIs, e esse público não precisa vir até a Prefeitura para solicitar o alvará”, explica Tônia.