Correio dos Campos

PG sedia “I Seminário A Caminho da Escola Restaurativa” nesta sexta-feira

14 de junho de 2018 às 23:27

COM ASSESSORIAS – Uma parceria entre Instituto Mundo Melhor (IMM), Núcleo Regional de Educação e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Ponta Grossa realizam nesta sexta-feira (15) o “I Seminário A Caminho da Escola Restaurativa”. O evento será realizado na sede do Central de Desenvolvimento e Administração MercadoMóveis, localizado no bairro da Ronda em Ponta Grossa. O evento deverá reunir mais de 200 professores da rede estadual de ensino.

As atividades terão início às 9 horas, com a apresentação de Jorge Pauliki, um dos diretores do grupo MercadoMóveis. Também serão realizadas apresentações dos projetos desenvolvidos pelo IMM.

A juíza coordenadora do Cejusc, Larissa Muniz, e a promotora Vanessa Erlich, ministrarão a palestra “As possibilidades da Justiça Restaurativa no âmbito escolar”. Em seguida a equipe do Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell apresentará as experiências para as transformações e superação de conflitos dentro da instituição escolar.

A diretora do Núcleo Regional de Educação diretora do Carmen Almeida também irá proferir uma palestra durante as atividades. Para o período da tarde ainda está previsto um trabalho de Práticas Restaurativas a partir dos Círculos de Construção de Paz.

O IMM é parceiro do Tribunal de Justiça do Paraná no âmbito da Justiça Restaurativa. Em Ponta Grossa, o IMM é o responsável, por exemplo, pela impressão do material didático e também por organizar os cursos que abordam o tema em todo o estado.

A Justiça Restaurativa, promovida pelo Tribunal de Justiça, é considerada um método consensual baseada no diálogo, que tem atuado em diversas frentes em todo o país. As práticas desta ferramenta concentram esforços na responsabilização de quem cometeu atos infracionais, buscando também dar voz e valor às vítimas desses casos.